Mais

João Fonseca vence mais uma e se torna mais jovem na 3ª rodada de Wimbledon em 14 anos

Atualizada
O carioca não se abala com a pressão
O carioca não se abala com a pressãoČTK / imago sportfotodienst / IMAGO
João Fonseca (54º do ranking) bateu o estadunidense Jenson Brooksby (101º) em 4 sets, nesta quarta (2), e avançou para a 3ª rodada de Wimbledon em seu debute no torneio mais tradicional do tênis.

Fonseca superou Brooksky com parciais de 6-4, 5-7, 6-2 e 6-4, em 3h13 minutos.

Confira os detalhes da partida 

O jovem de 18 anos se tornou o mais jovem a se classificar para a 3ª rodada de Wimbledon desde Bernard Tomic em 2011, e o mais novo a conseguir o feito em Roland Garros e Wimbledon na mesma temporada desde Andy Roddick em 2001.

Fonseca virou também o 1º brasileiro a passar pela 2ª fase da chave masculina desde 2010, quando Thomaz Belucci também venceu dois jogos. O melhor resultado do Brasil na chave masculina em Wimbledon na Era Aberta foi as quartas de final de Gustavo Kuerten em 1999.

Veja a tabela completa de Wimbledon 2025

Próxima partida

Na próxima fase, João encara o chileno Nicolás Jarry (143º), que mais cedo despachou o americano Learner Tien (62º) por 3 sets a 0.

Siga Fonseca x Jarry com seu app do Flashscore

O chileno de 29 anos, ex-16º do mundo, veio da disputa do quali em Wimbledon e jamais enfrentou o carioca na carreira.

João brilha nas horas importantes

O adolescente carioca não teve vida fácil contra Jenson Brooksby. O primeiro set foi ganho no único break conseguido por Fonseca.

No segundo, o nível do saque do brasileiro caiu um pouco e o americano cresceu em cima.

João pediu um intervalo para ir ao vestiário após perder o segundo set, e voltou mais focado na sequência.

Em um duelo parelho, Brooksby foi muito pressionado no segundo serviço e Fonseca foi mais consistente e preciso nos momentos decisivos dos games.

Números da vitória de João
Números da vitória de JoãoFlashscore

O último game do 4º set foi um microcosmo da partida: o jovem carioca tinha um triplo break-point contra, salvou todos e confirmou o saque com personalidade para fechar o confronto.

O número 1 do Brasil fez 50 winners contra 34 do americano, cometeu 45 erros contra 33 do rival e salvou 10 dos 13 break-points que enfrentou.