Brasileira está entre recordistas de duplas faltas em todos os tempos; veja ranking

Sabalenka cometeu 428 duplas faltas em 2022, mas melhorou nos últimos anos
Sabalenka cometeu 428 duplas faltas em 2022, mas melhorou nos últimos anosAFP

O recorde de duplas faltas em um jogo de oficial de tênis pertence à russa Anna Kournikova, enquanto a brasileira Maria de Amorim detém o recorde de duplas faltas consecutivas em uma partida de Grand Slam.

No torneio de Wimbledon de 1957, pré-Era Aberta, a carioca Maria Helena de Amorim errou incríveis 34 saques seguidos (17 duplas faltas) em sua derrota por 2 sets a 1 contra a holandesa Berna Thung.

Kournikova, ex-número 8 do mundo e “musa das correntes de e-mail” no início dos anos 2000, fez 31 duplas faltas na 2ª rodada do Australian Open 1999.

Maria Helena foi campeã brasileira de tênis com 19 anos
Maria Helena foi campeã brasileira de tênis com 19 anosMuseu do Flamengo

Então com 17 anos, Kournikova vinha de uma lesão no dedão e protagonizou ao lado da japonesa Miho Saeki um dos jogos mais “involuntariamente cômicos” de todos os tempos, de acordo com relato da Associated Press da época.

Quando o duelo que teve 149 erros não forçados e 21 quebras de saque finalmente chegou ao fim com vitória da russa em 3 sets, os 3 mil torcedores "vibraram de alívio”, escreveu a AP. 

O suíço Marc Rosset vem logo atrás, com 30 duplas faltas em um jogo de 5 sets da Copa Davis de 2001 contra a França.

O recorde em um só game é de 7 duplas faltas e pertence a duas atuais tenistas do WTA Tour: Jelena Ostapenko (23ª do ranking) e Qinwen Zheng (24ª). A letã conseguiu o feito no US Open 2019 e a chinesa igualou o recorde no Australian Open 2024.

Em final de Grand Slam, o pior registro vem do longínquo Australian Open de 1927, quando o tenista da casa Gerald Patterson cometeu 27 duplas faltas em uma decisão que durou 71 games.

Não há dados para levantar quem são os tenistas com pior e melhor média de duplas faltas da história, pois a ATP só começou a compilar as estatísticas após 1991 – e a WTA ainda mais tarde.

No entanto, desde a década de 1990, o recorde de melhor média de saque é do austríaco Gilbert Schaller (ex-top 20 do mundo), que cometia em média apenas 1 dupla falta por jogo.

A pior média é de 7,2 duplas faltas/partida. Ela pertence ao sueco Henrik Holm (ex-top 20) e ao tcheco Radomír Vašek (ex-91º do mundo).

Atualmente, o recorde negativo na elite do tênis pertence à estadunidense Coco Gauff (3ª), que cometeu mais de 400 duplas faltas em 2024 e 2025.

Gauff sofreu com o saque nas duas últimas temporadas
Gauff sofreu com o saque nas duas últimas temporadasAFP

Recordes de duplas faltas no tênis feminino

• Em uma partida: 31

Anna Kournikova (Rússia)

• Em um só game: 7

Jelena Ostapenko (Letônia) e Qinwen Zheng (China)

• De forma consecutiva: 17

Maria Helena de Amorim (Brasil)

Recordes de duplas faltas no tênis masculino

• Em uma partida: 30

Marc Rosset (Suíça) 

• Em um só game: 4

Boris Becker (Alemanha), Cédric Pioline (França), Guillermo Coria, Fernando Verdasco (Espanha), Mischa Zverev (Alemanha), Benoit Paire (França) e Maxime Cressy (EUA).

• De forma consecutiva: 5

Greg Rusedski (Reino Unido)