No torneio de Wimbledon de 1957, pré-Era Aberta, a carioca Maria Helena de Amorim errou incríveis 34 saques seguidos (17 duplas faltas) em sua derrota por 2 sets a 1 contra a holandesa Berna Thung.
Já Kournikova, ex-número 8 do mundo e “musa das correntes de e-mail” no início dos anos 2000, fez 31 duplas faltas na 2ª rodada do Australian Open 1999.

Então com 17 anos, Kournikova vinha de uma lesão no dedão e protagonizou ao lado da japonesa Miho Saeki um dos jogos mais “involuntariamente cômicos” de todos os tempos, de acordo com relato da Associated Press da época.
Quando o duelo que teve 149 erros não forçados e 21 quebras de saque finalmente chegou ao fim com vitória da russa em 3 sets, os 3 mil torcedores "vibraram de alívio”, escreveu a AP.
O suíço Marc Rosset vem logo atrás, com 30 duplas faltas em um jogo de 5 sets da Copa Davis de 2001 contra a França.
O recorde em um só game é de 7 duplas faltas e pertence a duas atuais tenistas do WTA Tour: Jelena Ostapenko (23ª do ranking) e Qinwen Zheng (24ª). A letã conseguiu o feito no US Open 2019 e a chinesa igualou o recorde no Australian Open 2024.
Em final de Grand Slam, o pior registro vem do longínquo Australian Open de 1927, quando o tenista da casa Gerald Patterson cometeu 27 duplas faltas em uma decisão que durou 71 games.
Não há dados para levantar quem são os tenistas com pior e melhor média de duplas faltas da história, pois a ATP só começou a compilar as estatísticas após 1991 – e a WTA ainda mais tarde.
No entanto, desde a década de 1990, o recorde de melhor média de saque é do austríaco Gilbert Schaller (ex-top 20 do mundo), que cometia em média apenas 1 dupla falta por jogo.
A pior média é de 7,2 duplas faltas/partida. Ela pertence ao sueco Henrik Holm (ex-top 20) e ao tcheco Radomír Vašek (ex-91º do mundo).
Atualmente, o recorde negativo na elite do tênis pertence à estadunidense Coco Gauff (3ª), que cometeu mais de 400 duplas faltas em 2024 e 2025.

Recordes de duplas faltas no tênis feminino
• Em uma partida: 31
Anna Kournikova (Rússia)
• Em um só game: 7
Jelena Ostapenko (Letônia) e Qinwen Zheng (China)
• De forma consecutiva: 17
Maria Helena de Amorim (Brasil)
Recordes de duplas faltas no tênis masculino
• Em uma partida: 30
Marc Rosset (Suíça)
• Em um só game: 4
Boris Becker (Alemanha), Cédric Pioline (França), Guillermo Coria, Fernando Verdasco (Espanha), Mischa Zverev (Alemanha), Benoit Paire (França) e Maxime Cressy (EUA).
• De forma consecutiva: 5
Greg Rusedski (Reino Unido)
