Dominante no saibro, Swiatek segue com dificuldades na grama. A derrota em Wimbledon encerrou uma sequência de 21 vitórias consecutivas da líder do ranking no circuito.
Confira a chave feminina de Wimbledon
O torneio no All England Club é o calcanhar de Aquiles da polonesa em Grand Slams. Tetracampeã de Roland Garros (2020, 2022, 2023 e 2024) e campeã do US Open (2022), Iga tem as quartas de final do ano passado como melhor campanha em Wimbledon.
Putintseva também não é uma especialista na grama, mas arrancou a virada sobre a polonesa. A cazaque de 29 anos nunca tinha passado da 2ª rodada em Wimbledon, com nove participações.
Nas oitavas de final, Putintseva vai enfrentar a letã Jelena Ostapenko, número 14 do mundo. A cazaque está a um passo de igualar seu melhor resultado em Grand Slams, as quartas de final, fase que alcançou duas vezes em Roland Garros (2016 e 2018) e uma no US Open (2020).
"Não sei como fiz isso. Mantive a concentração para tentar jogar o mais rápido possível e não dar tempo a ela para pensar", explicou Putintseva.
Veja todas as estatísticas de Iga Swiatek 1-2 Yulia Putintseva
"Durante o jogo, repetia para mim mesma que já tinha sido capaz de vencer a número 1 do mundo na grama", acrescentou a cazque, lembrando da vitória sobre Naomi Osaka no WTA 250 de Birmingham em 2019.
Ons Jabeur é eliminada
A derrota de Iga Swiatek veio instantes depois da eliminação de outra jogadora do Top 10, Ons Jabeur (10ª).
Vice-campeã das duas últimas edições de Wimbledon, a tunisiana perdeu para a ucraniana Elina Svitolina (21ª) por 2 sets a 0, com parciais de 6-1 e 7-6 (4).