Mais

"Queda em Roland Garros tirou a pressão sobre Wimbledon", admite Iga Swiatek

Iga Swiatek está próxima de seu primeiro título de Wimbledon
Iga Swiatek está próxima de seu primeiro título de WimbledonGlyn Kirk/AFP
Existem poucos benefícios em perder nas semifinais de um Grand Slam, mas quando Iga Swiatek caiu em Roland Garros, isso teve algo positivo: aliviou a pressão de seus ombros rumo a Wimbledon, disse a polonesa após se classificar para a final em Wimbledon.

Swiatek derrotou a suíça Belinda Bencic por 6-2 e 6-0 pela semifinal de Wimbledon nesta quinta-feira (10), após anos tentando, sem sucesso, causar grande impacto no Grand Slam de grama.

Veja a chave feminina de Wimbledon

Ela não escondeu sua preferência por quadras de saibro e seus quatro títulos de Roland Garros foram uma clara evidência de que a terra vermelha de Paris lhe agradava mais do que os gramados de Wimbledon.

No entanto, sua derrota para Aryna Sabalenka nas semifinais de Roland Garros no início de junho acabou com suas chances de conquistar o quarto título consecutivo em Paris e garantiu que poucos a considerassem uma das favoritas em Wimbledon.

"Acho que não terei mais temporadas em que a pressão das expectativas externas não seja mais imposta a mim", disse ela após se garantir na final, onde enfrentará a norte-americana Amanda Anisimova.

"Todo ano, acho que é mais ou menos a mesma coisa, mas sinto que às vezes consigo lidar melhor com isso ou ignorar. Às vezes, um pouco pior. Não sei. Tipo, honestamente, acho que é mais fácil se você não venceu Roland Garros e também se tiver mais tempo para treinar. Se eu vencer Roland Garros e depois vier aqui e todo mundo já me perguntar sobre... Eles colocam expectativas altíssimas", analisou a polonesa.