Swiatek conseguiu uma convincente vitória sobre a russa multicampeã na grama com parciais de 6-2 e 7-5, em 1h50min. Esta foi a 5ª vitória de Iga em 5 encontros contra Samsonova.
Confira os detalhes da partida
A ex-número 1 do mundo disputa uma vaga na decisão em Londres contra a suíça Belinda Bencic, que superou Mirra Andreeva na última partida das quartas. A semifinal está agendada para esta quinta-feira.
Swiatek ganhou quatro títulos de Grand Slam em Roland Garros, além do US Open em 2022, mas sempre teve dificuldades nas gramas do All England Club.
Embora tenha sido campeã juvenil em Wimbledon, seu melhor resultado no major britânico havia sido as quartas de final de 2023.
Swiatek faz as pazes com a grama
Swiatek assumiu o controle da partida logo de cara, quebrando Samsonova duas vezes e conseguindo 100% dos pontos com seu primeiro saque no primeiro set.
Na segunda parcial, a polonesa chegou a abrir 3 a 0, mas a russa empatou o duelo em 4 a 4. Swiatek, no entanto, recuperou sua concentração e fez outra quebra decisiva para encerrar a partida.
Depois de um início de temporada difícil que a fez cair no ranking, Swiatek está de volta entre as quatro melhores do mundo graças à boa temporada na grama, superfície na qual ela ainda não conquistou nenhum título como profissional.