Na primeira final entre as ex-parceiras de duplas, Gauff eliminou várias desvantagens no segundo set e melhorou seu retrospecto no confronto direto contra Pegula para 3-4. A jovem de 21 anos se tornou a primeira jogadora da Era Aberta a vencer suas primeiras nove finais em quadra dura.
Veja a chave completa do WTA 1000 de Wuhan
A dupla teve trajetórias contrastantes até a final, com Gauff perdendo apenas 16 games, enquanto Pegula disputou três sets em todas as suas oito partidas anteriores.
Gauff conquistou os seis primeiros pontos da partida e deu o tom para o que estava por vir, abrindo uma vantagem de 3-0. Pegula se recuperou de seu início lento e partiu para o ataque no sétimo game, quebrando o saque com um forte backhand vencedor que a ajudou a empatar em 4-4.
Parecia que a sexta cabeça de chave havia virado o jogo a seu favor, mas Gauff encontrou uma pequena oportunidade dois games depois e quebrou para garantir o primeiro set em 47 minutos.
No segundo set, a número três do mundo cometeu seis duplas faltas, permitindo que Pegula quebrasse seu saque duas vezes para abrir uma vantagem de 3-0, e então se firmou ao recuperar as duas quebras para empatar.
Houve outra troca de quebras — Pegula abrindo caminho com um drop shot e Gauff a recuperando graças à conquista de 10 pontos consecutivos.
Pouco depois, Gauff levantou os braços em comemoração com um voleio de Pegula para fora no match point.