Em grande fase, o australiano De Minaur, de 26 anos, entrou na partida contra Medvedev como o jogador com mais vitórias em quadra dura da temporada (37), mas o número 7 do mundo pouco pôde fazer contra o russo, que estava particularmente inspirado e, acima de tudo, focado nos momentos-chave.
Veja a chave completa do Masters 1000 de Xangai
Isso permitiu que o atual número 18 do ranking salvasse os seis break points que enfrentou, e ele só precisou quebrar o saque do oponente uma vez em cada set para garantir a vitória por 6 a 4 em menos de duas horas de jogo.
Ainda mais surpreendente foi a vitória de Rinderknech, que aos 30 anos vive o melhor momento de sua carreira. O número 54 derrotou o canadense Auger-Aliassime com parciais de 6-3 e 6-4, contando com um ótimo saque (85% dos pontos conquistados no primeiro serviço), o que o levou a não conceder uma única quebra no primeiro set.
Após vencer o primeiro set e quebrar o serviço do canadense (nº 13 do ranking) no primeiro game do segundo set, o francês salvou seus únicos três break points em toda a partida, e Auger-Aliassime não conseguiu reverter a situação.
Rinderknech disputará sua primeira final da ATP contra Medvedev no sábado, e antes disso, o monegasco Valentin Vacherot (nº 204) enfrentará o astro sérvio Novak Djokovic (nº 5).