Mais

Nº 204 no ranking, Vacherot choca mundo do tênis e conquista Masters 1000 de Xangai

Valentin Vacherot conquistou o Masters 1000 de Xangai
Valentin Vacherot conquistou o Masters 1000 de XangaiHECTOR RETAMAL / AFP

O número 204 do mundo, Valentin Vacherot, venceu o primo Arthur Rinderknech (54º) neste domingo (12), por 2 sets a 1, e conquistou o Masters 1000 de Xangai. O monegasco se tornou o jogador de pior ranking na história a vencer um torneio desse nível.

Vacherot buscou a virada na final e fechou o jogo com parciais de 4-6, 6-3 e 6-3, em 2h12. O jogador de 26 anos saiu do quali em Xangai e se transformou em uma das maiores zebras da história do tênis, com direito a vitória sobre Novak Djokovic na semifinal.

Veja os detalhes de Arthur Rinderknech 1-2 Valentin Vacherot

O título inesperado leva Vacherot de 204º para 40º na próxima atualização do ranking da ATP, nesta segunda-feira (13). O monegasco deixou para trás até o brasileiro João Fonseca, que cairá de 43º para 45º.

Vacherot também se tornou o primeiro tenista de Mônaco a conquistar um título da ATP.

"É uma loucura, eu nem sequer acredito. Seria melhor ter dois vencedores, mas toda uma família ganhou hoje (domingo). O que fizemos nesta semana é realmente incrível, ninguém vai tirar isso da gente", disse Vacherot, cuja mãe é irmã da mãe de Rinderknech.

"Dois primos são mais fortes que um. Você merece tanto... Bravo, deu tudo de si, não podia ter feito melhor", respondeu Rinderknech. O francês ficou tão emocionado na entrega do troféu que se ajoelhou e quase desmaiou.

As estatísticas de Rinderknech x Vacherot
As estatísticas de Rinderknech x VacherotEnetpulse

Também em lágrimas, Vacherot retribuiu as palavras carinhosas do primo, que o convenceu a estudar junto com ele na universidade Texas A&M, nos Estados Unidos.

"Sempre sonhei em estar junto com você no Top 100. Precisei de vários anos, mas agora estamos lá", celebrou Vacherot, sob os olhares de Roger Federer nas tribunas.

Recorde histórico

Até este domingo, o jogador de pior ranking a conquistar um Masters 1000 era Borna Coric. O croata ocupava a 152ª posição da ATP quando levou o título de Cincinnati em 2022.

Antes de Vacherot, só quatro jogadores haviam conquistado o primeiro título de nível ATP com um Masters 1000, categoria criada em 1990. O monegasco já tinha se tornado o primeiro tenista do Principado a alcançar as quartas e as semifinais de um torneio do circuito.

Desde a fase qualificatória até o troféu, Vacherot emendou nove vitórias seguidas em Xangai, incluindo o triunfo sobre Djokovic (5º) nas semifinais.

Vacherot fez história com título em Xangai
Vacherot fez história com título em XangaiHECTOR RETAMAL / AFP

Do outro lado, Rinderknech fez a melhor campanha da carreira em um Masters 1000 e vai subir para o 28º lugar no ranking da ATP. O francês de 30 anos será o segundo melhor do país, só atrás de Ugo Humbert, que era o último finalista da França em um Masters 1000 — em Paris 2024.

Guy Forget, Cédric Pioline, Sébastien Grosjean e Jo-Wilfried Tsonga seguem como os únicos franceses campeões de Masters 1000. A lista é a mesma desde a conquista de Tsonga no Canadá em 2014.