Esta é a primeira final de Bia na temporada 2023, em que alcançou o maior resultado de sua carreira, a semifinal de Roland Garros. Dona de 3 títulos na carreira, Bia Haddad está a um passo de conquistar o maior troféu de sua trajetória. O torneio vale 700 pontos no ranking WTA.
Confira a chave completa do WTA Elite Trophy
Na primeira parcial, Bia Haddad confirmou com muito solidez os seus games de serviço e teve paciência para buscar uma quebra. Ela veio no 10º game justamente para fechar o set. Se a quebra demorou no primeiro set, na segunda parcial foi logo no 4º game e se repetiu no 6º. Com isso, bastou a brasileira confirmar seu saque para fechar em 6-1.
Na final, Bia Haddad Maia enfrentará a chinesa Qinwen Zheng, número 18 do mundo. Ela bateu a sua compatriota Lin Zhu na outra semifinal por 2 sets a 1, parciais de 7-5, 4-6 e 6-1.

O que é o WTA Elite Trophy
O torneio disputado em Zhuhai, na China, reúne as 11 tenistas de simples mais bem ranqueadas que não se classificaram para o WTA Finals (ou seja, entre as posições 9 e 20 do live ranking) se qualificam automaticamente para o Elite Trophy. O 12º posto é destinado a uma tenista do qualifying, que nesta edição ficou com a chinesa Zhu Lin (37ª do mundo).