Tenista amador supera Sinner e outras estrelas para conquistar o "1 Point Slam"

Smith (esq.) e Sinner após o erro de saque do número 1 do mundo
Smith (esq.) e Sinner após o erro de saque do número 1 do mundoDAVID GRAY / AFP / AFP / Profimedia

O amador australiano Jordan Smith conquistou o torneio de exibição "Slam de Um Ponto", nesta quarta (14), e levou R$ 3,5 milhões para casa. Ele superou na decisão a taiwanesa Joanna Garland, 117ª do ranking da WTA. Jannik Sinner, Iga Swiatek, Carlos Alcaraz e outras estrelas ficaram pelo caminho.

A competição que precede o Australian Open reuniu 48 participantes – 24 tenistas profissionais além de 24 amadores e celebridades –, todos jogando juntos na Rod Laver Arena lotada.

A regra do torneio era simples: um "pedra, papel e tesoura" escolhia o sacador de cada jogo. Apenas um serviço era permitido. Quem vencesse o primeiro ponto do duelo avançava de fase. O prêmio para o campeão foi de 1 milhão de dólares australianos.

Campeão do último Australian Open, Jannik Sinner (1º do ranking) foi eliminado por Smith ao sacar na rede.

O australiano também passou por Alexander Bublik – usando a arma do cazaque de sacar por baixo – e por Amanda Anisimova.

Na final, ele ganhou de Joanna Garland, que por sua vez eliminou Alexander Zverev e Nick Kyrgios.

“No início da noite, eu já ficaria feliz com um ponto”, disse Jordan Smith depois da conquista. Ele disse que pretende comprar uma casa com o prêmio.

O "One Point Slam" foi sucesso de público e também agradou os profissionais, que elogiaram o formato do torneio publicamente.