Com a nova parceria, a FIFPro ocupará, pela primeira vez, um assento entre a diretoria da UEFA e, a partir de maio de 2025, será representada no Comitê Executivo da UEFA, inicialmente em caráter consultivo.
A iniciativa busca garantir que os jogadores sejam ouvidos diretamente no mais alto órgão de tomada de decisões do futebol europeu, juntamente com as das associações nacionais, ligas e clubes.
Futebol feminino e saúde das jogadoras
O Memorando de Entendimento dá ênfase especial ao futebol feminino, já que a UEFA e a FIFPro pretendem aproveitar seu crescimento. Desde o fortalecimento de programas de desenvolvimento até a garantia de padrões mínimos, o impulsionamento e a sustentabilidade do futebol feminino foram posicionados como prioridades máximas.
As principais decisões que afetam as condições de trabalho ou a carga de trabalho das jogadoras nas competições da UEFA só serão tomadas após um amplo diálogo entre as organizações. É o reflexo de um modelo de administração moderno que garante que o bem-estar das jogadoras seja uma prioridade e que as decisões sejam tomadas de forma consensual.
A saúde e a segurança dos jogadores serão uma prioridade. A UEFA e a FIFPro colaborarão em pesquisas médicas, treinamento de jogadores e campanhas de conscientização que combatam desafios como o doping e a discriminação.
Nova era
Outras áreas de cooperação incluem o aprimoramento do diálogo social em nível nacional e europeu, a exploração de oportunidades comerciais conjuntas relacionadas a dados de jogadores e direitos de propriedade intelectual, bem como o fornecimento de apoio a jogadores sem contrato.
"Esta parceria representa uma nova era em nosso relacionamento com a FIFPro. Os jogadores estão no centro do futebol, e suas perspectivas devem moldar as decisões que são tomadas".
"Ao convidá-los para fazer parte do Comitê Executivo da UEFA, estamos criando um futuro mais inclusivo para o esporte, onde a questão do bem-estar dos jogadores estará em primeiro plano. Trata-se de tomar medidas tangíveis para garantir que o futebol continue a crescer para todos", disse o presidente da UEFA, Aleksander Čeferin.
Passo decisivo
"Este acordo é um marco muito positivo para os jogadores profissionais de toda a Europa. Com a representação dos jogadores agora ancorada no mais alto nível da UEFA, estamos garantindo uma voz mais forte onde é mais importante. Nosso diálogo contínuo com a UEFA já está produzindo resultados positivos".
"Este MoU só fortalecerá nossa capacidade de moldar uma estrutura que promova o bem-estar dos jogadores e garanta um futuro mais saudável e sustentável para o futebol, onde as necessidades e os direitos deles estarão sempre em primeiro plano, dentro e fora do campo", David Terrier, Presidente da FIFPro.
Olhando para o futuro, a UEFA sediará no próximo mês a edição inaugural do Fórum Consultivo de Jogadores Profissionais da UEFA, uma nova plataforma dedicada para que jogadores, sindicatos nacionais e representantes da FIFPro se envolvam diretamente com a União em questões importantes.
Esse fórum complementará a Convenção anual da UEFA sobre o Futuro do Futebol Europeu, com a próxima edição marcada para acontecer nos dias 4 e 5 de dezembro, em Bruxelas.