Mais

Uruguai vence amistoso contra Uzbequistão com gol de atacante do Palmeiras

Uruguai contou com time misto contra Uzbequistão
Uruguai contou com time misto contra UzbequistãoAUF

O Uruguai venceu o Uzbequistão por 2 a 1, nesta segunda-feira (13), na Malásia, em amistoso preparatório para a Copa do Mundo de 2026. O time sul-americano não contou com vários de seus principais jogadores.

Facundo Torres, atacante do Palmeiras, e Juan Manuel Sanabria colocaram a Celeste na frente no início do segundo tempo e Ruslanbek Jiyanov descontou para os asiáticos, encerrando uma partida pouco brilhante da equipe comandada por Marcelo Bielsa.

Veja os detalhes de Uzbequistão x Uruguai

“Em termos gerais, fizemos um bom jogo, apesar do clima e do campo, que estava um pouco irregular. Foi uma pena o último gol que levamos”, declarou após a partida o zagueiro Santiago Bueno, que atuou como capitão.

A Celeste participou desta turnê pela Malásia (que terminou com duas vitórias apertadas sobre a República Dominicana por 1 a 0 e o Uzbequistão) sem seus grandes nomes, como Federico Valverde, Darwin Núñez, Ronald Araújo ou Giorgian De Arrascaeta. Os que foram a esta dupla partida na Ásia não fizeram muito para merecer uma vaga na seleção que participará da próxima Copa do Mundo.

Na América do Norte, o Uruguai poderá enfrentar o Uzbequistão, que se classificou pela primeira vez para uma Copa do Mundo. No torneio, a seleção asiática será comandada por Fabio Cannavaro, capitão da seleção italiana campeã mundial e Bola de Ouro em 2006, que estreou no banco da seleção asiática.

Números do jogo
Números do jogoFlashscore

Laquintana, a nota positiva

No entanto, não se pode esquecer que o Uzbequistão não tem pedigree internacional e ocupa atualmente a 54ª posição no ranking da FIFA, por isso é difícil saber se Bielsa poderá tirar conclusões do que viu nesta segunda-feira.

Um dos aspectos positivos foi, por exemplo, a contribuição de Ignacio Laquintana, atacante do Red Bull Bragantino. Ele já havia marcado o único gol na vitória contra a República Dominicana, foi decisivo novamente.

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

Ele entrou em campo no intervalo, após um primeiro tempo sem nada de destaque por parte da Celeste, exceto um chute de longe de Viñas e precisou de apenas seis minutos para criar a jogada que terminou com um chute de esquerda de Torres no ângulo para abrir o placar.

Como uma garrafa de champanhe, uma vez aberto o placar, a Celeste teve alguns momentos de brilhantismo e, nove minutos depois, quase da mesma posição que Torres, Sanabria marcou o segundo, mas no seu caso com o pé direito e com um chute cruzado.

Viñas e Torres também se destacaram, principalmente por sua mobilidade ofensiva, e ambos podem entrar nos planos de Bielsa para formar uma linha ofensiva na qual o único intocável é Darwin Núñez.

Mas, após esses minutos de certa efervescência, o jogo uruguaio se desgastou, como acontece com os espumantes.

Uruguai encara anfitriões da Copa nos dois próximos amistosos
Uruguai encara anfitriões da Copa nos dois próximos amistososFlashscore

E os uzbeques aproveitaram o relaxamento da seleção sul-americana para descontar com Ruslanbek Jiyanov, que estava em campo há apenas alguns minutos.

Para a próxima convocação, em novembro, para os jogos contra o México e os Estados Unidos, Bielsa já deverá contar com os jogadores habituais e será o momento de saber se algum dos que viajaram para a Malásia tiveram méritos para fazer parte da convocação para o Mundial.