Mais

Velocista norte-americano Erriyon Knighton recebe suspensão de 4 anos por doping

Erriyon Knighton recebe suspensão de 4 anos por doping
Erriyon Knighton recebe suspensão de 4 anos por dopingJewel Samad/AFP
O velocista norte-americano Erriyon Knighton, duas vezes medalhista mundial nos 200 metros, foi banido por 4 anos após testar positivo para uma substância proibida no ano passado, anunciou o Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) nesta sexta-feira (12).

A pedido da Agência Mundial Antidoping e da World Athletics, o CAS anulou a decisão proferida em junho de 2024 por um tribunal arbitral dos EUA, que havia absolvido o atleta ao comprovar a teoria de contaminação alimentar. 

Medalhista de bronze no Campeonato Mundial de 2022 e medalhista de prata no Campeonato Mundial de 2023, o velocista de 21 anos testou positivo para epitrenbolona, ​​um esteroide anabolizante, em 26 de março de 2024, durante um teste fora de competição.

Ele havia sido suspenso provisoriamente de 12 de abril a 19 de junho de 2024 — período contado para sua suspensão de quatro anos, de acordo com o CAS — antes de alegar com sucesso contaminação não intencional por consumo de carne bovina.

Uma grande esperança para o atletismo americano, Knighton competiu nos Jogos de Paris e terminou em 4º lugar nos 200m, antes que a Autoridade Mundial Antidoping e a World Athletics apelassem, buscando uma suspensão de quatro anos.

Após a audiência em Lausanne, nos dias 23 e 24 de junho, os árbitros do CAS não encontraram "nenhuma evidência" de que o resultado positivo tenha sido devido à contaminação alimentar. Knighton não havia se classificado para o Campeonato Mundial em Tóquio, que começa nesta sexta.