Com a derrota em sets diretos, o Brasil agora dependerá do desempenho para não cair na fase de grupos do Mundial, algo que não acontece desde 1970. Para sobreviver, os brasileiros precisarão que os chineses vençam ao menos um set contra a República Tcheca na manhã desta quinta-feira, às 10h (horário de Brasília). Caso os tchecos vençam por 3 a 0, eles e os sérvios avançarão ao mata-mata.
Veja a tabela completa do Mundial Masculino de Vôlei
O Mundial das Filipinas tem sido marcado por zebras. A Itália foi derrotada pela Bélgica, Cuba foi eliminada por Portugal, a França corre risco em seu grupo e o Japão ficou na primeira fase.
Caso avance, o Brasil passará na 2ª colocação do Grupo H e enfrentará o líder do Grupo A, formado por Filipinas, Irã, Egito e Tunísia. O duelo de oitavas de final seria na próxima terça-feira (23).
O Brasil e a Sérvia começaram o jogo equilibrados, com alternância no placar, mas a Sérvia assumiu a liderança no final do primeiro set e venceu por 25 a 22, com Luburic decisivo.

No segundo set, a Sérvia foi mais consistente, ampliou a vantagem e fechou em 25 a 20, encaminhando a vitória. No terceiro set, os sérvios mantiveram o domínio, aproveitando erros do Brasil e o bom desempenho de Luburic, maior pontuador do jogo com 19 pontos. Ao fim, os europeus fecharam a parcial decisiva em 25 a 22.