O Brasil venceu a Alemanha por 3 sets a 0 nesta quinta-feira (24), e está garantido na semifinal da Liga das Nações Feminina de Vôlei. O duelo, em Lódz, na Polônia, foi disputado, mas também dominado pela Seleção Brasileira, que fechou em parciais de 25-19, 26-24 e 25-14.
Segunda melhor seleção da fase de classificação, o Brasil busca o título inédito da Liga das Nações, competição criada em 2017. As brasileiras já ficaram com a prata em três oportunidades (2019, 2021 e 2022) e terminaram fora do pódio no último ano. Lembrando que a VNL é uma competição sucessora do Grand Prix, torneio que a Seleção Brasileira venceu 12 vezes.
Veja a tabela completa da fase final da VNL Feminina
O adversário do Brasil na semifinal será o Japão, que bateu a Turquia por 3 sets a 2 também nesta quinta-feira. O confronto - marcado para o próximo sábado (26), às 15h (horário de Brasilia) - é uma reedição da semifinal da última VNL. Na ocasião, as japonesas venceram em cinco sets e terminaram com a prata diante da Itália.
Favoritismo confirmado
O Brasil entrou para enfrentar a Alemanha como franco favorito, apesar de não vencer a seleção europeia por 3 sets a 0 desde 2017. A superioridade técnica brasileira ficou evidente no primeiro set e o 1 a 0 foi construindo de forma natural. O placar foi de 25 a 19, após administrar uma vantagem confortável por toda a parcial.
A facilidade do primeiro set foi embora na segunda parcial. O Brasil passou a hesitar no ataque e recolocou a Alemanha na partida. Após um certo sofrimento, Gabi apareceu bem no momento decisivo e ajudou a Seleção a fechar em 26 a 24.

Os 2 a 0 deixaram o Brasil em vantagem psicológica e o terceiro set foi protocolar. As brasileiras abriram larga margem e fecharam com 25 a 14. O bloqueio brasileiro foi o grande fundamento no duelo e garantiu 11 pontos. Rosamaria foi a destaque individual e fez 13.