Mais

Vôlei: seleção feminina terá chances para jovens na 1ª etapa da Liga das Nações

Etapa inicial da Liga das Nações será em Nagoya
Etapa inicial da Liga das Nações será em NagoyaDivulgação/FIVB
Após a temporada de clubes, as jogadoras da seleção brasileira feminina de vôlei tiveram um tempo curto de treinamento em Saquarema de quatro semanas. Neste domingo, a delegação embarca para o Japão, que vai receber uma das primeiras fases da Liga das Nações (VNL). O Brasil estreia na competição no dia 31 de maio, às 6h (horário de Brasília) contra a China, com transmissão ao vivo do sportv 2.

Na etapa inicial da Liga das Nações, em Nagoya, no Japão, o Brasil encara China, Holanda, República Dominicana e Croácia entre 31 de maio e 4 de junho. 

O tempo curto de treinamento preocupa o técnico José Roberto Guimarães, assim como a condição física das atletas, que não tiveram o devido período de descanso antes de importantes compromissos, agora pela seleção. 

“Essa temporada está atípica. O calendário ficou apertado. Vamos ter poucos treinos antes do início da Liga das Nações. Temos que ter um cuidado grande com as jogadoras na parte física e nos treinamentos.  

"A Liga das Nações é uma competição forte, importante e temos pedido para a Federação Internacional dar um espaço maior entre a temporada de clubes e o início da VNL”, afirma  Guimarães.

Oportunidade para jovens talentos

Para os primeiros jogos, o Brasil deve contar com atletas jovens, que já foram convocadas, mas não estão na lista de rodadas, tendo na VNL uma nova oportunidade de ganhar experiência e mostrar serviço pelo time nacional. 

“Na primeira etapa, vamos ter um grupo jovem, a maioria com passagens pela seleção, e que precisa de experiência e avaliações. Vamos jogar com seleções fortes como a China, a Holanda, a República Dominicana e a Croácia. Esperamos boas performances.

"Esse ano começa com a VNL, depois tem o Sul-Americano e o nosso objetivo principal que é a classificação para os Jogos Olímpicos em setembro” diz o treinador. 

O Brasil conta, na primeira semana da competição, com as levantadoras Macris e Naiane, as opostas Kisy e Lorrayna, as ponteiras Júlia Bergmann, Ana Cristina, Tainara e Maiara Basso, as centrais Carol, Diana, Lara e Lorena e as líberos Natinha e Laís. As outras jogadoras convocadas vão seguir o treinamento no Brasil e se apresentar nos próximos dias em datas definidas pela comissão técnica.