Morre César Luis Menotti, ex-técnico da Argentina, campeão da Copa do Mundo de 1978

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Morre César Luis Menotti, técnico campeão da Copa de 1978 pela Argentina

César Luis Menotti faleceu aos 85 anos de idade.
César Luis Menotti faleceu aos 85 anos de idade.Getty Images via AFP
César Luis Menotti, o técnico que levou a Argentina a ser campeã do mundo em 1978 e, mais tarde, treinou, entre outras equipes, o Barcelona e o Atlético de Madrid, morreu neste domingo (5) aos 85 anos.

Conhecido por seu gosto por um futebol de posse de bola, vistoso, para encantar o espectador, ele até criou sua própria filosofia, o menottismo, em contraste com o bilardismo de seu inimigo próximo, Carlos Salvador Bilardo, que também levou a Argentina a vencer uma Copa do Mundo, no México, em 1986.

Menotti foi militante da esquerda em plena ditadura militar e dizia que o objetivo de um jogador de futebol é o de ser “um intérprete privilegiado dos sonhos e sentimentos de milhões de pessoas”. Já Bilardo afirmava que “no futebol, só vale ganhar e mais nada. E ganhar do jeito que for...não estou nem aí”, chegou a admitir. 

A Federação Argentina de Futebol (AFA) confirmou a morte de Menotti. “A Associação de Futebol Argentino lamenta informar, com grande tristeza, o falecimento de César Luis Menotti, atual Diretor de Equipes Nacionais e ex-técnico campeão mundial com a Argentina”. 

Menotti estava afastado da vida pública e profissional há alguns meses, depois de vários eventos que prejudicaram seriamente sua saúde. Devido a uma tromboflebite, ele chegou a ser internado, recebendo alta há quase um mês. Menotti não gozava de boa saúde desde agosto do ano passado, quando passou mal em casa.