Três Clássico das Multidões de uma vez: confira os dérbis do fim de semana

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Três Clássico das Multidões de uma vez: confira os dérbis do fim de semana

Santa e Sport abrem as semifinais do Pernambucano
Santa e Sport abrem as semifinais do PernambucanoSport Club do Recife / Flashscore
Enquanto tem Fla-Flu na semifinal do Carioca, Sport e Santa Cruz brigam por vaga na final do Pernambucano e Atlético e América jogam a semi do Mineiro. Fora do Brasil, tem dérbi no México, no Chile e até no Egito.

Confira abaixo a lista dos clássicos de sexta (8) a domingo (10) no futebol ao redor do mundo.

Os dérbis no Brasil:

Campeonato Carioca (semifinal - ida)

Fluminense x Flamengo

• Fla-Flu

• Sábado (9), às 21h

O duelo foi imortalizado pelo jornalista Mário Filho como "Clássico das Multidões" não à toa, já que detém o recorde mundial de público de partidas entre clubes (194 mil espectadores na final do Carioca de 1963). "Fla-Flu", aliás, também é um termo cunhado por Mário Filho.

Pedra no sapato rubro-negro no Estadual do ano passado, o Flu está a 5 jogos sem vencer o maior rival. Na Taça Guanabara deste ano, o time de Tite venceu Diniz por 2 a 0.

São 163 vitórias do Fla contra 141 do Flu
São 163 vitórias do Fla contra 141 do FluFluminense FC

Campeonato Mineiro (semifinal - ida)

Atlético-MG x América-MG

• Clássico dos Milhões / Coelho versus Galo

• Sábado (9), às 16h30

O dérbi entre Galo e Coelho foi o primeiro de Belo Horizonte, e nas décadas de 1910, 20 e 30 era o maior do estado. Diz-se que ganhou o nome de "Clássico das Multidões" inspirado no Fla-Flu. Com o passar dos anos, o dérbi perdeu força para a rivalidade do Atlético com o Cruzeiro – e o nome perdeu um pouco o sentido dado o tamanho da torcida americana.

Na primeira fase do Mineiro, os rivais ficaram no 1 a 1
Na primeira fase do Mineiro, os rivais ficaram no 1 a 1Pedro Souza / Atlético

Campeonato Pernambucano (semifinal - ida)

Santa Cruz x Sport Recife

• Clássico dos Milhões

• Sábado (9), às 16h30

O terceiro Clássico dos Milhões da semana é o dérbi entre os dois times mais populares do Recife. A alcunha é também provavelmente inspirada na criação de Mário Filho, que era pernambucano. Em 1943, o dérbi entre tricolores e rubro-negros já era chamado de Clássico dos Milhões na imprensa recifense.

O Santa não bate o rival desde 2020. Na primeira fase do Estadual deste ano, o Sport venceu por 2 a 1.

O clássico que mais enche estádio no Recife
O clássico que mais enche estádio no RecifeSport Club do Recife

Os dérbis do futebol internacional

Copa do Egito 

Zamalek x Al-Ahly

• Clássico do Cairo

• Sexta-feira (8), às 14h30

Al-Ahly e Zamalek são os mais bem-sucedidos times não só do Egito, mas também da África. O Al-Ahly foi campeão continental 11 vezes, e o Zamalek cinco. Os rivais se encontram nesta sexta para disputar o título da Copa do Egito.

Eerste Divisie (2ª divisão da Holanda)

TOP Oss x Den Bosch

• Clássico do nordeste de Brabante

• Sexta-feira (8), às 16h

Ambos os rivais estão localizados na parte nordeste da província holandesa de Brabante do Norte. O Den Bosch é da capital da província, que tem um nome bastante complicado: 's-Hertogenbosch (o nome é chato até para os holandeses, que chamam a cidade apenas de "Den Bosch"). O Club TOP é da cidade de Oss, localizada cerca de 20 km mais a leste. O clássico desta sexta vale briga para não cair para a terceirona.

Premier Division (Irlanda)

Bohemian FC x Shelbourne FC

• Clássico da Zona Norte

• Sexta-feira (8), às 16h45

Os estádios dos rivais Bohemians e Shelbourne ficam a apenas dois quilômetros de distância, no norte de Dublin. Os dois times estão entre os mais bem-sucedidos da Irlanda. A rivalidade entre eles atingiu o auge no início do século XXI, com ambos dividindo o título nacional em seis temporadas consecutivas. No momento, o Shelbourne lidera o campeonato.

Premier League (África do Sul)

Orlando Pirates x Kaizer Chiefs

• Clássico de Soweto

• Sábado (9), às 10h30

Confira aqui nosso especial sobre o duelo das duas equipes de Johanesburgo.

O Kaizer Chiefs foi criado por um ex-jogador do Orlando Pirates
O Kaizer Chiefs foi criado por um ex-jogador do Orlando PiratesProfimedia

Liga 1 (Indonésia)

Persib x Persija Jakarta

• O duelo clássico

• Sábado (9), às 5h

O Persib está sediado em Bandung, enquanto o Persija está sediado em Jacarta. As duas cidades ficam na parte ocidental da ilha de Java, a 150 km de distância. Os dois clubes são super campeões no país: o Persija conquistou 11 títulos e o Persib, sete. Só a vitória interessa para ambos neste sábado - o Persib tenta alcançar o líder, enquanto o Persija ainda tem esperança de G4.

Liga Fortuna (República Tcheca)

Hradec Kralove x FK Pardubice

• Clássico da Boêmia Oriental

• Sábado, às 11h

Hradec Kralove e Pardubice são duas cidades vizinhas no leste da Boêmia, na República Tcheca. As duas cidades competem principalmente no hóquei no gelo, mas também no futebol, em um confronto que se repete apenas pela pela sexta vez na primeira divisão. A dupla briga para não cair no atual campeonato.

Bundesliga (Alemanha)

Borussia Mönchengladbach x Colônia

• Clássico do Reno

• Sábado (8), às 11h30 

Os vários confrontos entre clubes sediados no mais populoso Estado da Alemanha, a Renânia do Norte-Vestfália, são chamados de "Dérbi do Reno", em homenagem ao rio que corta a região. Os maiores clubes dessa parte densamente povoada do país são Colônia, Borussia Mönchengladbach, Bayer Leverkusen e Fortuna Dusseldorf (hoje na segunda divisão). Enquanto o Gladbach está atualmente no meio da tabela da Bundesliga, o Colônia está na zona do rebaixamento.

Sérvia - Superliga

Estrela Vermelha x Partizan Belgrado

• Clássico Eterno

• Sábado, às 13h

Os dois clubes foram formados após a Segunda Guerra Mundial. O Crvena Zvezda (Estrela Vermelha) foi fundado em estreita ligação com a polícia do estado, enquanto o Partizan era um time de futebol do Exército Popular Iugoslavo. As relações entre a polícia e os militares eram tensas desde o início da Iugoslávia comunista. Ambos os times foram os mais bem-sucedidos da antiga Iugoslávia pelo lado sérvio.

Os dois duelam pela liderança da liga nesta temporada.

Liga Jupiler Pro (Bélgica)

Molenbeek x Anderlecht

• Clássico de Bruxelas

• Sábado, às 16h45

Na atual temporada, os dois são os clubes representantes da capital Bruxelas junto com o Royal Union Sainte-Gilloise. Enquanto o Anderlecht está finalmente brigando novamente pelo título depois de anos de má fase, o Molenbeek está tentando permanecer na primeira divisão.

Superliga (Suíça)

Servette x Lausanne

• Dérbi do Lago Genebra

• Domingo (9) às

Genebra e Lausanne são duas grandes cidades às margens do Lago Genebra. No momento o Servette é o vice-líder da liga, enquanto o Lausanne é o vice-lanterna.

Ekstraklasa (1ª divisão da Polônia)

Widzew Lodz x Legia Varsóvia

• Clássico polonês

• Domingo (9), às 13h30

Lodz, no centro da Polônia, é a terceira maior cidade do país depois de Varsóvia e Cracóvia. Fica a apenas 140 km a sudoeste da capital. Essa é uma das razões pelas quais existe uma grande rivalidade entre as duas cidades, que também se estende ao futebol. O Clássico Polonês deste fim de semana tem dois times no meio da tabela.

Primera División (Chile)

Colo-Colo x Universidad de Chile

• El Clásico del Fútbol Chileno

• Domingo (9), às 18h

O Colo-Colo e a Universidad de Chile, ambos da capital Santiago, são os maiores clubes do país. O confronto também é uma batalha de classes sociais, com o Colo-Colo tradicionalmente representando a classe trabalhadora e mais baixa, enquanto o Universidad representa os valores universitários e a classe média alta. Ambos brigam na parte de cima da tabela.

Divisão Profissional (Bolívia)

The Strongest x Bolivar

• El Clásico Paceño / El Clasico Boliviano

• Domingo (9), às 18h30

O maior duelo do futebol boliviano junta o Bolívar, 30 vezes campeão nacional, e o The Strongest, atual campeão (e que tem 16 títulos). Por isso, o clássico não só leva o gentílico da capital La Paz, mas também é conhecido como o "Clássico Boliviano". O último dérbi foi disputado há duas semanas e terminou em 4 a 4.

No momento, o Bolívar lidera o Grupo D do campeonatol; o Strongest é vice-líder do Grupo A.