Mais

Acidente violento com Sargeant interrompe último treino do GP da Holanda

Fiery Sargeant crash halts final Dutch GP practice
Fiery Sargeant crash halts final Dutch GP practiceFlorent Gooden - DPPI via AFP
Os treinos finais para o Grande Prêmio da Holanda de Fórmula 1 foram interrompidos neste sábado (240 depois que a Williams de Logan Sargeant sofreu um forte acidente e pegou fogo, com o americano saindo ileso dos destroços.

“Estou bem”, disse o piloto pelo rádio depois de mergulhar uma roda na grama molhada, perder o controle na curva 3 e bater nas barreiras, com o carro destroçado indo parar no meio da pista do circuito à beira-mar de Zandvoort.

O piloto de 23 anos, que ainda não marcou nenhum ponto este ano e já perdeu sua vaga para 2025, foi levado ao centro médico para exames de precaução.

Os fiscais apagaram as chamas, mas os danos pareciam significativos, com a classificação marcada para as 15h (horário local). Os mecânicos da Williams provavelmente terão dificuldades para reconstruir o carro a tempo.

As bandeiras vermelhas foram acionadas depois de 14 minutos, com o irreprimível, mas encharcado, Exército Laranja de torcedores holandeses nas arquibancadas ainda esperando que o herói da Red Bull e líder do campeonato, Max Verstappen, desse uma volta.

Sargeant saiu ileso do acidente
Sargeant saiu ileso do acidenteRUDY CAREZZEVOLI - GETTY IMAGES EUROPE - Getty Images via AFP

A sessão úmida acabou sendo reiniciada com um minuto restante da hora programada e os pilotos saindo dos boxes em fila para a chance de uma volta cronometrada com pneus intermediários.

Verstappen ultrapassou uma McLaren e uma Mercedes no pitlane, cruzando a linha branca em sua pressa de sair, e recebeu uma bandeira de advertência em preto e branco por não ter seguido as instruções do diretor de prova.

Pierre Gasly, da Alpine, fez a volta mais rápida na sessão sem sentido, à frente de Kevin Magnussen, da Haas, e Valtteri Bottas, da Sauber.

A Williams disse que o carro de Sargeant, que foi devolvido à garagem enquanto os reparos eram feitos nas barreiras, tinha o mesmo pacote de atualização que o companheiro de equipe Alex Albon.

“Centenas de horas são gastas para fazer as coisas. O pior momento é quando você acaba de introduzir algumas peças e as coloca no muro”, disse o diretor da Williams, James Vowles, à Sky TV.

“A qualificação chegará rapidamente, mas o carro está em um estado muito ruim. “O primeiro passo é analisar detalhadamente o que foi danificado. Parece muito sério e isso pode resultar em uma mudança de chassi.”