McLaren contrata filha de bicampeão da F1 para programa de jovens pilotos

Mika Hakkinen ao lado de sua filha, Ella Hakkinen
Mika Hakkinen ao lado de sua filha, Ella HakkinenSOPA Images Limited/Alamy/Profimedia

A equipe McLaren adicionou Ella Hakkinen, de 14 anos, filha do bicampeão mundial finlandês Mika Hakkinen, ao seu Programa de Desenvolvimento de Pilotos, juntamente com a adolescente britânica Ella Stevens.

Ella Hakkinen causou impacto na Champions of the Future Academy de 2024, na Itália, e conquistou vitórias e pódios em diversas categorias do kartismo na Europa. Ela será a piloto mais jovem do programa.

Seu pai, Mika Hakkinen, que venceu os títulos da F1 em 1998 e 1999 com a McLaren e se aposentou em 2001 com 20 vitórias, já sugeriu que ela poderia se tornar a primeira mulher a pilotar na Fórmula 1 desde 1976.

"Ella é uma piloto extremamente talentosa. Não digo isso apenas como pai, mas com base em minhas observações como ex-piloto de ponta", disse ele ao jornal finlandês Ilta-Sanomat no mês passado.

A McLaren informou que a finlandesa testará monopostos em preparação para 2027. A equipe também inscreverá um segundo carro na F1 Academy para Stevens, com ambos os carros sendo preparados e operados pela Rodin Motorsport. Stevens, de 19 anos, é a única mulher a ter vencido na principal categoria do kartismo britânico.

"Embora eu reconheça que ainda há muito a ser feito para aumentar a representatividade feminina no automobilismo, estou imensamente orgulhoso do progresso que fizemos nessa área", disse o CEO da McLaren Racing, Zak Brown, em um comunicado.