Com o segundo lugar em Las Vegas, Norris enfrentaria as duas últimas corridas com 30 pontos de vantagem sobre seu companheiro Oscar Piastri e 42 sobre Verstappen. Agora, a margem é de 24 pontos em relação aos dois rivais, com 58 em disputa.
Apesar da punição, Norris pode ser campeão mundial na próxima semana no Catar se terminar o fim de semana com dois pontos a mais que Verstappen e Piastri. Caso contrário, tudo será decidido em Abu Dhabi no início de dezembro.

Em um comunicado, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) explicou que "os comissários constataram que o desgaste na prancha do assoalho em ambos os McLaren MCL39 estava abaixo da espessura mínima de 9 mm" após a corrida, motivo pelo qual ambos os pilotos foram desclassificados.
Bortoleto abandona
O brasileiro Gabriel Bortoleto (Sauber), que havia iniciado em 18º, bateu com Lance Stroll logo na largada e abandonou a prova. O mesmo já havia acontecido no último GP, o do Brasil, há duas semanas.
Bortoleto foi considerado responsável pela colisão e recebeu uma punição de cinco posições no grid para a corrida do Catar, no próximo fim de semana.
"Infração não intencional"
A entidade máxima que rege o automobilismo precisou que "a infração foi não intencional e que não houve tentativa deliberada de burlar os regulamentos" por parte da McLaren.
"Pedimos desculpas a Lando e Oscar pela perda de pontos hoje, em um momento crítico do campeonato após duas atuações sólidas de ambos durante todo o fim de semana", declarou o diretor da McLaren, Andrea Stella, em um comunicado.
Stella explicou que os dois carros sofreram "níveis inesperados e altos de 'porpoising' (balanço em alta velocidade)" e que a equipe está investigando "as razões para este comportamento do carro", destacando que "como a FIA sinalizou, a infração foi involuntária".
O grande beneficiado da desclassificação dos McLaren é Verstappen. O holandês viu as chances do pentacampeonato consecutivo crescerem após vencer em Las Vegas com uma ampla vantagem de 20,741 segundos sobre Norris.
"Muito agressivo"
A corrida já começou mal para Norris desde a primeira curva, quando ele perdeu a pole position. O piloto da McLaren travou demais os freios e permitiu que Verstappen e George Russell, da Mercedes, o ultrapassassem.
Norris superou posteriormente seu compatriota Russell, que acabou completando o pódio com o terceiro lugar, mas não encontrou brechas para alcançar Verstappen sob os neons da famosa avenida dos cassinos.
"Cometi um erro na primeira curva", disse o britânico. "É preciso ser agressivo na primeira curva, mas fui agressivo demais e paguei por isso."
Piastri, por sua vez, segue sem reagir ao ser superado por seu companheiro de equipe pelo sétimo fim de semana consecutivo.
