No lendário circuito italiano, o espanhol Carlos Sainz Jr (Williams) assinou o terceiro melhor tempo da sessão, à frente do líder australiano do Mundial, Oscar Piastri (McLaren), e do heptacampeão mundial britânico Lewis Hamilton (Ferrari), que ficou em quinto lugar diante dos tifosi da sua Scuderia.
Norris chega a este Grande Prêmio como principal perseguidor de Piastri, que tem 34 pontos de vantagem na classificação geral sobre seu companheiro.
Na primeira sessão de treinos livres, mais lenta que a segunda, foram as Ferraris que dominaram, com Hamilton com o melhor tempo à frente de Leclerc. O atual tetracampeão mundial Max Verstappen (Red Bull) terminou o dia como o sexto mais rápido.
A segunda sessão de treinos livres foi brevemente interrompida por uma saída de pista do jovem italiano Andrea Kimi Antonelli.
O piloto da Mercedes mal conseguiu dar quatro voltas - contra as 28 que Norris deu, por exemplo - antes de desistir de continuar, o que o deixou em uma distante 19ª posição na tabela de tempos, à frente do argentino Franco Colapinto, 20º e último da segunda sessão com seu Alpine.
Na primeira sessão, Colapinto não correu e, como previsto, deixou seu carro para o estoniano Paul Aron, que também ficou em último lugar.
Essa substituição nos primeiros treinos livres ocorre em um momento em que há rumores insistentes sobre uma possível substituição de Colapinto como titular da Alpine, devido aos resultados decepcionantes que ele vem obtendo nos últimos meses.