Mekies vive uma ascensão meteórica. Depois de ser nomeado vice-diretor da Ferrari em 2021, o francês se tornou diretor da Racing Bulls em 2024 e agora chefiará a Red Bull. O conselho da equipe austríaca deu ao novo diretor a grande responsabilidade após a excelente gestão da satélite.
A Red Bull, como marca, está, portanto, entrando em uma nova era. Ainda não se sabe quais serão as consequências dessa mudança.
Uma nomeação imediata
O anúncio da nomeação de Mekies foi feito depois de um intervalo de três semanas e após o Grande Prêmio da Inglaterra em Silverstone. Durante a corrida em Northamptonshire, Max Verstappen continuou a ter problemas para pilotar o carro e terminou em 5º lugar.
Yuki Tsunoda continuou a ficar aquém das expectativas e terminou em 15º. Com os rumores da saída do holandês, a Red Bull decidiu tomar uma decisão radical: demitiu Horner e o substituiu pelo diretor da Racing Bulls, Mekies.
Engenheiro por profissão, o francês subiu na hierarquia da F1 para se tornar o chefe do maior projeto de sua carreira. A Red Bull está à beira de algumas mudanças importantes. Além dos regulamentos esperados para 2026, a equipe trabalha no próprio motor e em um novo túnel de vento.
Além disso, tem sido afetada por várias saídas de funcionários e precisa se recompor depois de cair para o 4º lugar na classificação dos construtores.
Portanto, Mekies chega ao leme de um navio no meio de um naufrágio e na metade da temporada de 2025. Se, como Verstappen disse em uma entrevista pós-corrida neste fim de semana, a equipe não estiver mais na disputa pelo campeonato, então a tarefa já será olhar para o futuro. Com uma nova equipe ou não.
Conhecimento técnico e liderança
No último ano e meio, Mekies fez um bom trabalho com a Racing Bulls. Em primeiro lugar, ajudou a coordenar as equipes e apostou em um carro que lutava por pontos. Como ex-coordenador técnico, o francês tem conhecimento dos equipamentos. As habilidades gerenciais também se mostraram inestimáveis para a Bulls, especialmente no que diz respeito à substituição de pilotos.
Graças ao diretor, Isack Hadjar conseguiu decolar nesta temporada. A parceria com Liam Lawson - e a estratégia imposta, por exemplo, durante o Grande Prêmio de Mônaco - permitiu que a equipe alcançasse bons resultados nos últimos tempos (7º, 36 pontos), além de buscar consistência.
No entanto, é sempre difícil deixar para trás alguém que está no cargo há 20 anos. Ainda mais no caso de Horner (124 vitórias, oito títulos do Campeonato de Pilotos). Mas, já tendo estado à frente de uma equipe e com a experiência da Ferrari (2018-2024), Mekies poderá se defender em uma organização como a Red Bull.