Russell, vencedor do GP da Áustria no ano passado, superou o holandês Max Verstappen (Red Bull), atual tetracampeão mundial, e o australiano Oscar Piastri (McLaren), líder do campeonato de pilotos, por 65 e 155 milésimos de segundo, respectivamente.
Duas semanas depois de sua inesperada vitória no GP do Canadá, o britânico confirmou que o carro da Mercedes rende melhor em temperaturas mais baixas. Depois das fortes chuvas em Spielberg na quinta-feira, os termômetros não passaram dos 24ºC no ar e dos 34ºC no asfalto.
No entanto, o sol deve aparecer no sábado, durante a sessão de classificação, e ganhar força no domingo, o que não deve beneficiar a Mercedes na corrida.
O irlandês Alex Dunne, que nesta temporada compete na Fórmula 2, foi a surpresa do dia com o quarto melhor tempo em sua primeira sessão de treinos livres na F1. A bordo da McLaren do britânico Lando Norris, o jovem piloto de 19 anos ficou apenas 69 milésimos atrás de Piastri.
O brasileiro Gabriel Bortoleto (Sauber) também surpreendeu ao terminar na sexta colocação, atrás do francês Pierre Gasly (Alpine) e à frente das Williams do tailandês Alexander Albon (Williams) e do espanhol Carlos Sainz.
Completaram o Top 10 o britânico Lewis Hamilton (Ferrari) e o francês Isack Hadjar (Racing Bulls).