Verstappen, da Red Bull, segurou Lando Norris e o líder do campeonato Oscar Piastri depois de marcar a volta mais rápida da história da F1 ao conquistar o primeiro lugar no grid no sábado.
O holandês tem poucas chances de garantir o quinto título consecutivo de pilotos, pois ainda está 94 pontos atrás de Piastri, com o australiano terminando em terceiro.
Piastri lidera a classificação dos pilotos com 31 pontos de vantagem sobre Norris, que terminou em segundo, com as cinco primeiras posições permanecendo as mesmas da largada de uma corrida rápida.
A vitória de domingo foi apenas a terceira de Verstappen em uma temporada dominada pela McLaren, que arrasou a concorrência ao vencer todos os GPs, exceto quatro.
Mas a segunda vitória na Itália este ano, após triunfar no último GP da Emilia Romagna em maio, coroa um fim de semana histórico para o franco piloto de 27 anos.
Charles Leclerc não conseguiu subir ao pódio para a torcida da Ferrari nas arquibancadas, com o monegasco terminando em quarto lugar.
O companheiro de equipe de Leclerc, Lewis Hamilton, deu o seu melhor depois que uma penalidade de cinco posições no grid o fez cair para o 10º lugar na largada, subindo para o sexto lugar graças a uma pilotagem espetacular no início da corrida.
Mas o heptacampeão da F1 não conseguiu ultrapassar seu ex-companheiro de equipe da Mercedes, George Russel, e ficou com outro resultado abaixo do esperado em seu primeiro GP de Monza com a Ferrari.