O tetracampeão mundial manteve a pressão ao registrar sua melhor volta de 1.17,392, superando o monegasco por 0,153 segundos, com o estreante da Mercedes, Kimi Antonelli, em terceiro, à frente de Lando Norris, na McLaren líder. O heptacampeão Lewis Hamilton foi o quinto na segunda Ferrari, 0,300 atrás do ritmo, mas mantendo a melhora das últimas semanas.
Mas o líder da categoria, Oscar Piastri, teve dificuldades para impressionar em sua outrora suprema McLaren e terminou em 12º, oito décimos atrás de Verstappen, cuja recente boa fase o colocou a 40 pontos do australiano. Norris, segundo na disputa pelo título, está 14 pontos atrás de Piastri, mas ambos estão prejudicados pela decisão da McLaren de interromper as atualizações do carro enquanto a Red Bull e a Ferrari continuam os desenvolvimentos para alcançá-los.
Desde o final de agosto, Piastri viu sua vantagem de 104 pontos sobre Verstappen ser reduzida, com o campeão conquistando três vitórias e dois segundos lugares em cinco corridas, com Norris se aproximando sem convicção.
"Nosso projeto para 2026 teria sido fortemente comprometido se tivéssemos continuado com as atualizações", disse o chefe da equipe, Andrea Stella. "Queremos ganhar campeonatos no futuro e, para ganhar campeonatos no futuro, é preciso ter um carro competitivo..."
"Não se esqueçam de que, como campeões, somos os mais limitados pelos regulamentos em termos de permissão para o túnel de vento... Não é como se tivéssemos recursos ilimitados para usar."
