Se Verstappen ficar muito atrás do britânico no sábado (22), então a McLaren, já campeã de construtores pelo segundo ano seguido, garantirá ambos os títulos na mesma temporada pela primeira vez desde 1998.
O piloto holandês está em terceiro lugar geral e 49 pontos atrás do líder do campeonato, Norris, que fará sua 150ª largada na carreira neste sábado, com 58 pontos ainda em disputa nas duas últimas etapas após Las Vegas.
Norris precisa ampliar sua vantagem sobre Verstappen em nove pontos para garantir que as corridas finais da sequência tripla — Qatar e Abu Dhabi — se tornem um duelo direto pelo título entre ele e o companheiro de equipe Oscar Piastri, que está 24 pontos atrás. O australiano Piastri também pode retomar a liderança geral se vencer e Norris não pontuar.
Vegas pode ser um desafio para a McLaren
O único problema é que a McLaren não espera que esta seja uma de suas melhores corridas, já que Mercedes e Ferrari devem estar na disputa junto com a Red Bull.
"Acho que foi nossa pior corrida no ano passado", disse Norris, sobre um circuito de pouca aderência e possivelmente as temperaturas mais baixas da temporada, após vencer no Brasil este mês.
"A Mercedes foi incrivelmente forte lá no ano passado, assim como a Red Bull e a Ferrari. Acho que ficamos em último entre esses quatro. Então vamos esperar para ver. Obviamente melhoramos muita coisa este ano, então não vou ser tão negativo sobre isso", completou.
A McLaren venceu 14 das 21 até agora, e Norris busca sua terceira vitória consecutiva, depois de México e Brasil. Ele já superou o companheiro australiano nas últimas seis corridas. Mais uma vitória seria um grande passo rumo ao primeiro título para o piloto de 26 anos, mas Verstappen mostrou, ao sair do pitlane para ficar em terceiro em Interlagos, que nunca se deve subestimá-lo.
"Vamos tentar fazer o nosso melhor e continuar pressionando, já que não temos nada a perder. Vegas é um circuito rápido, tem pouca pressão aerodinâmica e as temperaturas devem estar bem baixas esta semana, então vamos precisar gerenciar bem os pneus", disse Verstappen, vencedor em 2023.
Norris sabe o que esperar: "Max será uma ameaça porque ele sempre é", disse após Interlagos. "Ele está sempre lá, sempre lutando e tenho certeza que vai brigar até o fim."
O vencedor do ano passado, George Russell, também tem um marco para comemorar, assim como Norris, chegando à sua 150ª largada, enquanto o novato da Mercedes Kimi Antonelli vem de seu melhor resultado até agora, um segundo lugar no Brasil.
A Mercedes está em segundo lugar geral, mas ainda disputa com Ferrari e Red Bull o vice-campeonato e não dá nada como certo. A Ferrari tem algo a provar depois de um abandono duplo no Brasil, que levou o presidente da equipe italiana, John Elkann, a sugerir que os pilotos Charles Leclerc e Lewis Hamilton deveriam falar menos e focar mais na pilotagem.
"Nas últimas corridas mostramos boa velocidade e conseguimos brigar na frente. Vamos tentar repetir isso neste fim de semana", afirmou o chefe de equipe Fred Vasseur.
Um título que será decidido neste fim de semana é o da F1 Academy, categoria feminina, com Maya Weug, da Ferrari, e Doriane Pin, líder do campeonato pela Mercedes, disputando a supremacia na última etapa de sábado. A francesa Pin tem nove pontos de vantagem sobre a rival holandesa.
