Bagnaia vence a primeira "sprint race" na história da MotoGP em Portugal

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Bagnaia vence a primeira "sprint race" na história da MotoGP em Portugal

Pódio da sprint race em Portimão
Pódio da sprint race em PortimãoAFP
O atual campeão mundial Francesco Bagnaia venceu a primeira "sprint race" do MotoGP na última volta no Grande Prêmio de Portugal. A prova abriu a temporada neste sábado e fez Bagnaia ganhar 12 pontos e chegar ao topo da classificação do piloto antes da corrida deste domingo.

Introduzido nesta temporada em uma tentativa de tornar o esporte mais divertido, os sprints serão realizados um dia antes da corrida e são aproximadamente 50% da distância total, que foi de 12 voltas ao redor do circuito de Portimão.

Marc Marquez assumiu a pole position, mas sua Honda não foi páreo para a Ducatis cuja velocidade, em linha reta, ajudou Bagnaia a assumir a liderança na volta inicial.

Marquez lutou para manter seus rivais à distância e logo Jorge Martin, da Pramac Racing, passou por ele e até assumiu a liderança de Bagnaia, enquanto Jack Miller e Miguel Oliveira também ultrapassaram o seis vezes campeão, que caiu para quinto lugar.

Mas com duas voltas pela frente, Marquez viu uma abertura quando Oliveira e Miller permitiram uma arriscada dupla ultrapassagem para subir e terminar em terceiro.

Na última volta, Martin parecia pronto para pegar a bandeira axadrezada, mas o espanhol vacilou em uma curva, abrindo a porta para Bagnaia entrar na frente e ganhar o sprint.

Prova foi aprovada pelos pilotos participantes
Prova foi aprovada pelos pilotos participantesAFP

"Foi divertido, mas foi difícil chegar nesta vitória", disse Bagnaia, que havia caído para a terceira posição no meio do sprint.

"Eu me diverti, gostei muito. Segurei meu tempo na primeira parte da corrida e depois, na última, tentei forçar. Jorge tinha melhor tração, mas tinha mais problemas com o pneu da frente."

Os ex-campeões Fabio Quartararo e Joan Mir, da Honda, se envolveram em uma colisão que fez o último cair enquanto o piloto da Yamaha conseguiu manter seu equilíbrio. Mas ele perdeu várias posições, acabando em 10º lugar, o que não lhe deu nenhum ponto. Ao contrário das corridas de domingo, apenas os primeiros nove pilotos somam pontos no sprint.

Enea Bastianini, companheiro de equipe de Bagnaia, que havia ido do sexto para o segundo lugar na volta de abertura, foi eliminado por Luca Marini em uma ultrapassagem que deu errado. O piloto italiano da Ducati foi levado mais tarde para o hospital depois que sua equipe disse ter sofrido uma fratura da escápula direita no acidente.

A corrida de domingo terá a mesma ordem de largada após a sessão de qualificação com Marquez na pole.

Vitória de Bagnaia veio na última volta
Vitória de Bagnaia veio na última voltaAFP