O Barça, que inicia sua temporada nacional na próxima semana em Valência, disse que Olmo, de 26 anos, assinou contrato até junho de 2030, retornando ao clube onde passou sete anos na base antes de ingressar no Dínamo de Zagreb aos 16 anos.
Apesar de não ter revelado a taxa de transferência, que a mídia estima em cerca de 55 milhões de euros (US$ 60 milhões), o Barça confirmou que sua cláusula de compra foi fixada em 500 milhões de euros.
O versátil Olmo foi uma parte vital do triunfo de seu país na Euro 2024, terminando como um dos artilheiros do torneio com três gols e um dos seis jogadores espanhóis na equipe do torneio da UEFA.
Mais cedo na sexta-feira, Olmo anunciou que estava deixando o clube depois de mais de quatro anos. Ele jogou 148 vezes pela equipe em todas as competições, marcando 29 gols e ganhando duas Copas da Alemanha.
"Duas Copas e a Supercopa são apenas alguns dos muitos momentos inesquecíveis que sempre ficarão comigo. Obrigado RB Leipzig, vocês estarão para sempre no meu coração", disse Olmo nas redes sociais.