Armador brasileiro Marcelinho Huertas torna-se o jogador com mais assistências na história da liga espanhola de basquete

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Marcelinho Huertas se torna o jogador com mais assistências na história da liga espanhola
Marcelinho Huertas, lenda da liga espanhola
Marcelinho Huertas, lenda da liga espanholaacb Photo / D. Catalán
O armador brasileiro Marcelinho Huertas põe fim a mais de 30 anos de reinado incontestável de Pablo Laso, que cai para o segundo lugar entre os jogadores que mais deram assistências na liga espanhola de basquete.

Marcelinho Huertas faz parte da história da ACB, a liga espanhola de basquete. Neste domingo (24), na vitória do Lenovo Tenerife por 93 a 92 sobre o Dreamland Gran Canaria, ele deu sua 2.898ª assistência na temporada regular.

Além de alcançar a marca lendária, seu papel foi essencial na vitória: ele também marcou 20 pontos, sendo o terceiro maior pontuador do jogo, e pegou quatro rebotes.

Dessa forma, o brasileiro deixa para trás as 2.896 assistências que Pablo Laso, ex-técnico do Real Madrid, tem no currículo. Ambos estão em um degrau muito mais alto do que o resto dos perseguidores: o bronze vai para Nacho Azofra (2.294), o quarto lugar vai para Albert Oliver (2.074), Nacho Rodríguez aparece em quinto lugar (2.032) e Sergio Llull é o sexto (1.869). Dos 10 primeiros, apenas dois ainda estão ativos.

Txus Vidorreta, técnico da equipe da casa, avaliou o recorde espetacular do brasileiro. "É metade de uma vida juntos, então estou extremamente feliz por ele. Ele é um cara muito generoso, um bom companheiro de equipe, um líder....Ele merece tudo".

Laso, que relembrou o inesquecível arremesso de três pontos na final do torneio nacional em 2012, dedicou algumas palavras carinhosas a Huertas: "Acho que tenho de parabenizá-lo por isso que você está tirando de mim. Sua carreira tem sido impressionante e um reconhecimento como esse significa muito, especialmente para as pessoas que estiveram com você, que fez algumas jogadas que vou me lembrar".