Com um bom começo na carreira internacional, Zhang Ziyu marcou 18 pontos na última quarta-feira (18) em Xi'an, região central da China, durante a vitória do país por 101 a 92 sobre o arquirrival Japão em um jogo de preparação. A Copa da Ásia feminina será realizada em Shenzhen, no sul da China, a partir de 13 de julho.
A jogadora fez sua terceira partida pela seleção, tendo participado também de duas vitórias esmagadoras contra a Bósnia-Herzegovina no fim de semana. A imprensa oficial da China apelidou a dupla com Han Xu, outra jogadora que chama atenção pela estatura (2,11 m) da equipe, de "Torres Gêmeas".
A altura de Zhang Ziyu significa que a atleta quase não precisa pular para marcar pontos. Nascida na província de Shandong, no leste do país, a chinesa já tinha 2,10 m de altura no final da escola primária.
Muitos fãs já a comparam com o jogador de basquete chinês Yao Ming, uma lenda do Houston Rockets da NBA. Com 2,29 metro de altura, Yao Ming foi um dos jogadores mais altos da história da NBA e recebeu o apelido de “a Grande Muralha” antes da aposentadoria em 2011. Zhang Ziyu agora herdou esse apelido.
Filha de dois jogadores profissionais de basquete, a jovem tem uma vantagem física, mas as companheiras de equipe acreditam que ainda precisa progredir.
“Ela deveria ter sido mais agressiva em alguns arremessos”, disse a experiente pivô Yang Liwei após a vitória de quarta-feira.
“Acho que ela jogou no seu nível normal”, acrescentou Yang, que fez parte da equipe vencedora da Copa da Ásia de 2023. A China receberá o Japão novamente na sexta-feira (20) em outra partida de preparação.