OPINIÃO: Fim da dinastia do Golden State Warriors na NBA está próxima

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
OPINIÃO: Fim da dinastia do Golden State Warriors na NBA está próxima
O trio mágico que fez história no Golden State
O trio mágico que fez história no Golden StateProfimedia
Dominante nos últimos 10 anos, o Golden State Warriors parece estar em declínio. Mesmo classificados para os playoffs deste ano, o time californiano não parece estar em condições de competir pelo título.

A temporada do Golden State Warriors não tem sido muito boa. Com o contrato de Klay Thompson prestes a expirar e, claro, o envelhecimento geral da equipe, isso não é surpresa. O imprevisto aconteceu na pré-temporada, quando eles trouxeram Chris Paul, de 38 anos, para o time.

É claro que sacrificar Jordan Poole não foi uma má ideia - a atual temporada provou isso -, mas quando seu principal reserva é um jogador que completará 39 anos no próximo mês, isso parece uma admissão de fraqueza.

Chris Paul não deu certo. Suas médias são as mais baixas de sua carreira, e você se pergunta o que ele está fazendo na equipe.

É certo que uma lesão o prejudicou, mas ele não se entrosou com Stephen Curry. Os Warriors popularizaram o Small Ball na NBA, então por que não tentar o Ultra Small Ball?

Uma formação de cinco com Paul, Curry, Thompson, Andrew Wiggins e Draymond Green parecia ser uma oportunidade para os Warriors.

Mas não foi o que aconteceu. Um homem que simboliza esse estado de coisas é Green.

Sua temporada se resume a um número: 17. Esse é o número de jogos em que ele foi suspenso - primeiro por estrangular Rudy Gobert e depois por dar um soco em Jusuf Nurkic.

Já Klay Thompson está no meio de sua pior temporada em 10 anos. Tanto que ele tem perdido seu lugar para o novato Brandin Podziemski.

Kevon Looney, uma figura-chave na campanha do título de 2022, está completamente afastado. Quanto a Andrew Wiggins, sua importância diminuiu, assim como seu tempo de jogo e suas estatísticas.

Então, o que podemos tirar da temporada do Warriors? Mais uma vez, Stephen Curry tem sido a espinha dorsal, marcando 26,4 pontos com mais de 40% de aproveitamento do perímetro.

Curry sozinho não salva
Curry sozinho não salvaAFP

Mas isso não é mais suficiente e, apesar da proeza do "Chefe", o fato de a equipe depender tanto dele não é mais um bom sinal, ao contrário de 10 anos atrás. O time tem um recorde de 16 vitórias e oito derrotas quando ele marca pelo menos 30 pontos, mas tem cinco derrotas em seis jogos sem ele.

O exemplo mais gritante é o melhor jogo de Curry na temporada. Em 4 de fevereiro, o bi-MVP da NBA marcou nada menos que 60 pontos contra o Hawks, mas Golden State perdeu a partida na prorrogação.

O resultado incluiu um desempenho escandaloso de 4 para 19 arremessos de quadra de Klay Thompson. E, para ilustrar a falta de profundidade dos Warriors, o segundo maior pontuador da equipe foi ninguém menos que Lester Quiñones.

Se a classificação do play-in seguir como está, Golden State terá de enfrentar os Lakers em um jogo de vida ou morte.

Ao olhar para o elenco, as temporadas individuais, o ataque e a defesa, é seguro dizer que o time de San Francisco não será campeão da NBA nesta temporada. Há, é claro, a gloriosa incerteza do esporte. Mas isso não é mais suficiente e, sem dúvida, estamos testemunhando o fim de uma dinastia.

Os Warriors revolucionaram o basquete em meados da década de 2010, apostando no Small Ball, que agora é amplamente praticado. Mas, embora tenham conquistado seu último título em 2022, agora estão ficando para trás.

As taças conquistadas por Milwaukee e depois por Denver apontam para a construção paciente e inteligente de uma equipe em torno de um jogador de geração. E a NBA não tem escassez de jogadores de destaque. Enquanto o futuro pertence a Luka Doncic, Victor Wembanyama e outros, os Warriors estão lentamente se aproximando do fim de sua era.

Autor
AutorFlashscore