O chefe da missão e gerente-executivo de Alto Rendimento do COB, Sebastian Pereira, comemorou os resultados e a volta da hegemonia brasileira no continente.
"Conseguimos atingir nosso objetivo com resultados muito positivos, com superioridade em muitas modalidades. Em algumas temos que melhorar, sempre com pontos de atenção. Temos que ter os pés no chão sempre, buscando de qual forma melhorar", analisou.
Além dos pódios conquistados, outro objetivo era que os brasileiros voltassem com vagas garantidas no Jogos Pan-americanos de Santiago em 2023. Foram 114 passaportes carimbados para o Chile no próximo ano.
"Esse era nosso segundo objetivo e conseguimos essas 114 vagas, que são muito importantes. Algumas escaparam por pouco, mas vamos melhorar para chegar em Santiago com uma grande equipe, muito preparada", disse Pereira.
Depois da natação, o "pódio" das medalhas brasileiras em Assunção teve o atletismo em segundo, com 14 medalhas de ouro, 13 de prata e 15 de bronze; e a ginástica rítmica, que encerrou com 10 de ouro, quatro de prata e uma de bronze.