Mais

Empolgado com pódio, Alonso elogia Stroll após bom começo da Aston Martin

Fernando Alonso conquistou seu 99º pódio na Fórmula 1 neste fim de semana
Fernando Alonso conquistou seu 99º pódio na Fórmula 1 neste fim de semanaAFP
Fernando Alonso conquistou o espetacular 99º pódio de sua carreira no Grande Prêmio do Bahrein de Fórmula 1, neste domingo (6), antes de elogiar seu companheiro de equipe Lance Stroll, o descrevendo como "seu herói"

O espanhol de 41 anos, bicampeão mundial, que ficou dois anos fora da Fórmula 1 antes de retornar em 2021, terminou em um impressionante terceiro lugar para a Aston Martin, atrás das Red Bulls de Max Verstappen e Sergio Pérez.

Largando em quinto, ele teve uma péssima largada, mas depois conseguiu uma bela recuperação com uma condução brilhante. Alonso completou, neste fim de semana, 22 anos de sua estreia na Fórmula 1 no Grande Prêmio da Austrália de 2001 em Melbourne.

Alonso e Stroll juntos durante o fim de semana no Bahrein
Alonso e Stroll juntos durante o fim de semana no BahreinAFP

"Antes de mais nada, meus parabéns ao meu companheiro de equipe Lance. Doze dias atrás, ele fez uma cirurgia e agora está lutando aqui com todo mundo. É incrível para a equipe", disse Alonso sobre seu companheiro de equipe, sexto colocado no Grande Prêmio.

Ele acrescentou que o desempenho corajoso e a determinação de Stroll em correr, apenas duas semanas depois de quebrar os dois pulsos e quebrar um dedo do pé em um acidente de ciclismo na pré-temporada, foram inspiradores.

"Ele é meu herói! Se você tivesse visto suas mãos e pés, você pensaria que ele não pode correr. Ele é fenomenal e é inspirador ver sua determinação e motivação. Ele merece um pódio muito em breve."

O pódio de Alonso foi apenas o segundo em 122 corridas e veio em sua primeira corrida com a Aston Martin desde que se transferiu da Alpine para suceder o tetracampeão aposentado Sebastian Vettel.

"Há dez dias, eu não conseguia andar"

Stroll, filho do bilionário canadense Lawrence Stroll, dono da equipe, disse que sentiu dores nas voltas finais.

"Além da dor, foi divertido, mas lutei até o fim pelo resultado", disse ele. "Considerando tudo o que aconteceu nas últimas duas semanas, eu não conseguia me mexer. Dez dias atrás, eu não conseguia andar, não conseguia me mexer e as duas mãos eram vegetais. Não pensei que estaria aqui agora - então é incrível conseguir esses pontos e é um ótimo começo de temporada."