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Andretti obtém aprovação da FIA para entrar na F1 como 11ª equipe

Qualidade da candidatura foi elogiada pela FIA
Qualidade da candidatura foi elogiada pela FIAFIA
O órgão regulador da Fórmula 1 apoiou, nesta segunda-feira (2), a proposta do americano Michael Andretti, filho do campeão mundial de 1978 Mario, de entrar em uma nova equipe, sujeita à aprovação dos detentores dos direitos comerciais.

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA ) disse, em comunicado, que a Andretti Formula Racing LLC deve prosseguir para a próxima etapa do processo de candidatura e discussões comerciais com a Formula One Management. A Formula One, que pertence à Liberty Media, disse separadamente que faria sua própria avaliação.

A FIA lançou um processo formal de licitação em fevereiro, buscando identificar uma ou mais equipes novas interessadas em participar em 2025, 2026 ou 2027.

"A FIA é obrigada a aprovar propostas que atendam aos requisitos do procedimento de Expressão de Interesse e cumprimos esse procedimento ao decidir que a proposta da Andretti Formula Racing LLC passaria para a próxima etapa do processo de licitação", disse o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem.

"Ao tomar essa decisão, a FIA está agindo de acordo com as diretrizes da UE sobre a participação e o desenvolvimento do esporte a motor", acrescentou.

Equipes expressaram relutância em expandir o grid
Equipes expressaram relutância em expandir o gridAFP

"A Andretti Formula Racing LLC foi a única entidade que atendeu aos critérios de seleção estabelecidos em todos os aspectos materiais. Parabenizo Michael Andretti e sua equipe pela qualidade de sua candidatura."

A Andretti Global e a General Motors anunciaram em janeiro que planejavam competir usando a marca Cadillac e empregando pelo menos um piloto americano. A Alpine, de propriedade da Renault, disse que forneceria motores se a equipe Cadillac recebesse aprovação da FIA e do detentor dos direitos comerciais.

Outras equipes de F1 expressaram relutância em expandir o grid, temendo que isso diluísse a receita geral. Algumas também acham que a atual taxa de inscrição de cerca de 200 milhões de euros, que seria dividida entre as dez equipes existentes como compensação, não é suficiente.

FIA lançou processo formal de licitação em fevereiro
FIA lançou processo formal de licitação em fevereiroAFP