O holandês Max Verstappen, líder do Mundial, terminou na 6ª colocação, quase 38 segundos atrás do monegasco, embora mantenha uma vantagem significativa sobre Norris na briga pelo título.
Apesar de colocar seus dois pilotos no pódio e fazer barulho na briga pelo Mundial de Construtores, a McLaren sai de Monza com um sabor agridoce, já que não conquistou a vitória apesar de ocupar a primeira linha do grid e Norris deixar bons pontos na luta pelo Mundial de Pilotos.
Norris pagou caro pela largada, na qual foi surpreendido por uma manobra de ultrapassagem de Piastri e foi para o terceiro lugar na primeira volta após ser ultrapassado também por Leclerc. Essas posições foram mantidas até a primeira parada para troca de pneus, que Norris aproveitou para ficar com o segundo lugar.
Os McLarens ditaram o ritmo e pareciam caminhar para a dobradinha até que na metade da corrida, os carros ingleses começaram a ter problemas nos pneus, o que os obrigou a entrar para um segundo pit-stop.
A Ferrari, com estratégia de uma parada, aproveitou e Leclerc para assumir a liderança da corrida faltando pouco mais de 10 voltas para o fim e não abandonou essa posição apesar da pressão das McLarens.