Mais

F1: Guenther Steiner deixa o comando da Haas; Ayao Komatsu assume o cargo

Guenther Steiner comandou a Haas por 8 temporadas
Guenther Steiner comandou a Haas por 8 temporadasProfimedia
A equipe Haas de Fórmula 1, de propriedade norte-americana, anunciou a surpreendente saída do diretor Guenther Steiner nesta quarta-feira (10) e nomeou o engenheiro japonês Ayao Komatsu como seu substituto.

A Haas, com motor Ferrari, caiu para o último lugar na classificação de construtores de 2023 com apenas 12 pontos. Steiner comandava a equipe desde que ela entrou na F1, em 2016. O italiano era o terceiro chefe de equipe mais longevo da F1, atrás de Christian Horner, da Red Bull, e Toto Wolff, da Mercedes.

Steiner se tornou uma figura popular depois de assumir um papel de destaque na série Drive To Survive da Netflix. As entrevistas do comandante da Haas era um dos pontos altos de praticamente todas as temporadas.

Seu substituto, Komatsu, de 47 anos, trabalha na Haas desde que estreou na F1 em 2016, começando como Engenheiro Chefe de Corrida e depois Diretor de Engenharia.

“Seguindo em frente como organização, ficou claro que precisamos melhorar nosso desempenho na pista. Ao nomear Ayao Komatsu como Diretor de Equipe, colocamos fundamentalmente a engenharia no centro de nossa gestão", disse o proprietário da equipe, Gene Haas.

Os testes de pré-temporada da F1 em 2024 acontecerão no Bahrein, no fim de fevereiro. O Grande Prêmio inaugural, também no Bahrein, está marcado para o dia 2 de março.