Mais

Leclerc lidera treinos livres do GP da Austrália de F1; Bortoleto é 18º

Charles Leclerc foi o mais rápido em Melbourne
Charles Leclerc foi o mais rápido em MelbournePaul Crock/AFP
O monegasco Charles Leclerc (Ferrari) completou o melhor tempo na segunda sessão de livres do Grande Prêmio da Austrália, prova inaugural do Mundial de Fórmula 1 2025, nesta sexta-feira (14) em Melbourne. Em sua estreia na principal categoria do automobilismo, o brasileiro Gabriel Bortoleto terminou na 18ª colocação.

"É muito cedo para tirar conclusões. Só teremos uma ideia do ritmo de cada equipe na classificação", observou Leclerc.

Na ensolarada pista de Albert Park, o piloto da Ferrari ficou à frente das duas McLarens, o australiano Oscar Piastri e o britânico Lando Norris, em segundo e terceiro. Em seu primeiro GP pela Ferrari, o heptacampeão mundial Hamilton, ainda se acostumando, registrou o quinto melhor tempo da sessão.

Gabriel Bortoleto iniciou seu primeiro fim de semana como piloto de F1
Gabriel Bortoleto iniciou seu primeiro fim de semana como piloto de F1William West/AFP

O holandês Max Verstappen (Red Bull), atual tetracampeão mundial, terminou em sétimo, atrás do jovem francês Isack Hadjar (Racing Bulls), sexto e o primeiro de seis novatos competindo em sua primeira temporada completa na F1 este ano.

"Dia de Aprendizado"

"Foi um dia de aprendizado. Ainda estou aprendendo e me familiarizando com o novo carro. Tudo é completamente diferente do que estou acostumado há tanto tempo, mas esse é o desafio, e estou abraçando-o", disse Lewis Hamilton, seis vezes campeão mundial com a Mercedes.

"Não ficamos completamente satisfeitos com a primeira sessão, mas melhoramos na segunda, com algumas corridas sólidas, o que é o mais importante. Ainda há algum trabalho de equilíbrio a fazer porque estamos perdendo um pouco de ritmo, mas isso é o esperado", acrescentou o britânico.

Na segunda sessão, 19 dos 20 pilotos do grid participaram, exceção de Oliver Bearman, que sofreu acidente no primeiro treino livre. O brasileiro Gabriel Bortoleto, estreante na Sauber, terminou em penúltimo lugar, à frente de Esteban Ocon (Haas).