Norris bate Piastri em treino livre dominado pela McLaren no GP de São Paulo de F1

Lando Norris desponta como favorito no GP de São Paulo
Lando Norris desponta como favorito no GP de São PauloNelson Almeida/AFP

O líder do mundial de Fórmula 1, Lando Norris, desferiu um golpe inicial sobre seu companheiro de equipe na McLaren e rival pelo título, Oscar Piastri, nesta sexta-feira (7), ao liderar uma dobradinha no único treino livre para o Grande Prêmio de São Paulo.

O britânico, um ponto à frente do australiano com quatro etapas restantes, incluindo duas corridas sprint no sábado, completou a volta no circuito de Interlagos com o melhor tempo de 1:09.975, usando pneus médios. 

Piastri, que perdeu a liderança para Norris no México no mês passado, terminou 0.023 segundos mais lento, depois que seu companheiro de equipe marcou o melhor tempo em sua última volta lançada da sessão.

A McLaren, que já conquistou o título de construtores pelo segundo ano consecutivo, novamente mostrou-se significativamente mais rápida que as demais. Os pilotos têm apenas um treino livre, por se tratar de um fim de semana de corridas sprint, o quinto de seis nesta temporada, com o segundo treino livre sendo utilizado como classificação para a corrida de 100 km de sábado.

Nico Hülkenberg, da Sauber, foi o terceiro mais rápido, a 0.619 segundos do líder, com Fernando Alonso, da Aston Martin, em quarto.

O estreante brasileiro Gabriel Bortoleto, que se prepara para sua primeira corrida em casa, ficou em quinto lugar na tabela de tempos, com George Russell, da Mercedes, em sexto e Pierre Gasly, da Alpine, em um surpreendente sétimo.

Charles Leclerc, da Ferrari, foi o 18º e Lewis Hamilton, tricampeão no Brasil, o 19º, com Max Verstappen, da Red Bull — o rival mais próximo da dupla da McLaren na disputa pelo título — apenas em 17º, mas sem ter rodado com pneus médios.