Oscar Piastri se recupera e crava pole na sprint do GP do Catar de F1; Bortoleto é 13º

Oscar Piastri sonha com uma reação final pelo título mundial de F1
Oscar Piastri sonha com uma reação final pelo título mundial de F1Rudy Carezzevoli/Getty Images via AFP

Oscar Piastri deu um impulso às suas esperanças de título na Fórmula 1 nesta sexta-feira (28), ao conquistar a pole position para a corrida sprint do Grande Prêmio do Catar. O brasileiro Gabriel Bortoleto ficou uma posição à frente do seu companheiro de equipe, Nico Hülkenberg, e largará em 13º.

Piastri chega ao penúltimo fim de semana da temporada 24 pontos atrás de seu companheiro de equipe na McLaren, Lando Norris, que largará na segunda fila da corrida sprint após se classificar em terceiro.

"É só a corrida sprint, mas vou aproveitar o que puder", disse Piastri. "O ritmo esteve lá o dia todo, espero que possamos mantê-lo", acrescentou o australiano.

Max Verstappen, da Red Bull, está empatado em pontos com Piastri, mas precisa trabalhar para manter viva sua busca pelo quinto título consecutivo, após se classificar apenas em sexto.

Piastri terá como companheiro na primeira fila para a corrida de 19 voltas o britânico George Russell, com Fernando Alonso, da Aston Martin, ao lado de Norris, após marcar o quarto melhor tempo na classificação.

A terceira fila será toda da Red Bull, depois que Yuki Tsunoda se classificou à frente de Verstappen, ficando com a quinta posição.

Norris pode conquistar o título se os resultados lhe forem favoráveis ​​na sprint de sábado (29) e no Grande Prêmio de domingo (30). Há um máximo de oito pontos em disputa na corrida sprint e 25 na principal.