As atividades de pista estão marcadas para quarta, quinta e sexta, sempre das 4h às 13h (horário de Brasília), com um intervalo para almoço entre 8h e 9h. Ao todo, serão 28h disponíveis para as equipes prepararem os carros de 2024 e os ajustes para a temporada.
Calmaria antes da tempestade
Pela primeira vez na história da F1, não houve nenhuma mudança no grid de uma temporada para a outra. Todos os 20 pilotos permanecerão nos mesmos lugares que encerraram 2023. Isso demonstra a tendência de estabilidade que a categoria vive nos últimos anos e também a falta de nomes incontestáveis vindos da Fórmula 2.

Porém, as peças já começaram a se movimentar para 2025, inclusive a maior delas. A ida de Lewis Hamilton para a Ferrari é uma verdadeira bomba no mercado de pilotos e deve gerar um efeito dominó. Quem ocupará o lugar do heptacampeão na Mercedes? Carlos Sainz Jr. irá para qual equipe? A Red Bull continuará com sua dupla? Todas essas respostas serão dadas durante a temporada 2024, que deve ser movimentada nos bastidores.
Quem desafia a Red Bull?
A equipe austríaca vem de um 2023 absolutamente dominante em que venceu 21 das 22 etapas, recorde percentual da história da F1. Com o atual tricampeão, Max Verstappen, em grande fase, há um tendência de que a Red Bull siga na ponta do grid. No entanto, alguns sinais de esperança existem para que haja competitivade em 2024.

A maior delas é a McLaren, equipe que terminou 2023 mais próxima da liderança e que tem dois pilotos muito talentosos, Lando Norris e Oscar Piastri. O time inglês parece estar no caminho certo de desenvolvimento durante o último ano e agora promete inovações no mesmo sentido.

Grande destaque do início de ano com a contratação de Lewis Hamilton, a Ferrari também está otimista para o começo do campeonato. Com uma mudança no seu carro - redução do tamanho do sidepod semelhante a Red Bull - a equipe italiana parece tentar fazer o ajuste fino para dar condições de vitórias a Charles Leclerc e Carlos Sainz Jr. Mesmo longe da sua melhor fase, a Scuderia foi a única capaz de romper a hegemonia da Red Bull em 2023.

Número de voltas vale mais que os tempos
Com a dura limitação de testes na Fórmula 1 e apenas três dias de pré-temporada, perder qualquer tempo de pista é algo grave. Portanto, quando os times colocam o carro no circuito e permanecem nele sem problemas, já é um ótimo sinal. O contrário também é verdadeiro.

À medida que o carro se mostra confiável, as equipes partem para testes aerodinâmicos, diferentes acertos e simulações de corrida. Quem percorrer esse caminho com mais naturalidade dá melhores sinais que os adversários.
Por que os testes acontecem no Bahrein?
O pequeno país do Oriente Médio recebe a Fórmula 1 desde 2004 e abriga frequentemente os testes de pré-temporada. O motivo principal é o clima, mais quente que o europeu nesta época do ano, além de ser mais frequente na categoria. A F1 realiza a maioria de suas corridas em altas temperaturas ou com clima ameno.

Além do fator climático, a pista do Bahrein apresenta uma boa variedade de cenários em seu traçado e um asfalto abrasivo, ótimo para os testes de pneus. A questão logística também é importante, já que em 2024 a abertura da temporada novamente será no Sakhir, uma semana depois dos testes.
Onde assistir à pré-temporada da F1?
Desde 2022, o BandSports realiza a transmissão de parte da pré-temporada da F1. O canal esportivo exibirá as segundas sessões dos três dias de treinos, sempre a partir das 9h. O F1 TV Pro, streaming oficial da Fórmula 1, passará 100% das atividades no Bahrein ao vivo e sob demanda.