Norris vence corrida sprint do GP de São Paulo; Bortoleto sofre forte batida no fim

Lando Norris, Kimi Antonelli e George Russell foram os três primeiros da corrida sprint
Lando Norris, Kimi Antonelli e George Russell foram os três primeiros da corrida sprintMiguel Schincariol/AFP

Lando Norris ampliou sua vantagem na liderança do campeonato de Fórmula 1 para 9 pontos após vencer a corrida sprint de São Paulo neste sábado (8), enquanto seu companheiro de equipe na McLaren, Oscar Piastri, abandonou a prova após batida na curva do Sol. O brasileiro Gabriel Bortoleto também sofreu um forte acidente, no S do Senna, na abertura da última volta em Interlagos.

A dupla começou o dia no circuito de Interlagos, no Brasil, separada por apenas um ponto, com Norris na pole position e seu rival mais próximo, Piastri, em terceiro no grid. As esperanças do australiano desapareceram na 6ª volta de 24, quando ele perdeu o controle na zebra molhada da curva três e rodou, batendo nas barreiras.

A corrida foi então interrompida na 8ª volta, sendo retomada com largada lançada após os reparos nas barreiras, com Norris na liderança, seguido de perto por Kimi Antonelli e George Russell, da Mercedes.

A corrida terminou com bandeira amarela dupla após o brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, sofrer um forte acidente. Antonelli teve que se contentar com o segundo lugar, a 0.845 segundos de Norris. Russell ficou com o terceiro lugar.

O atual campeão mundial, Max Verstappen, da Red Bull, terminou em quarto e agora está 39 pontos atrás de Norris, na terceira posição da classificação geral.

A classificação também será disputada neste sábado (8), às 15h. A corrida principal, no domingo (9), terá sua largada às 14h.