Exclusivo: Fabrizio Romano, o maior jornalista do mercado da bola, revela seus segredos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Exclusivo: Fabrizio Romano, o maior jornalista do mercado da bola, revela seus segredos

Romano, o premiado "insider" do mundo dos transferências
Romano, o premiado "insider" do mundo dos transferênciasProfimedia
Com 18 milhões de seguidores no Instagram e 16 milhões no Twitter, o italiano Fabrizio Romano é o jornalista esportivo mais popular do momento porque ele sabe de todos os movimentos do mercado de transferências.

Em uma entrevista exclusiva ao Flashscore News, Fabrizio revela alguns segredos sobre sua vida profissional agitada e conta que o Chelsea vai ser o time mais agressivo durante a atual janela.

"Espero não perder uma transferência importante durante nossa conversa", brincou Fabrizio no início da entrevista.

"Eu mesmo cuido de todos os meus canais de mídia social, então pode acontecer de eu perder algo durante a entrevista. Espero ter sorte e nada acontecer", disse ele.

Clique no rodapé do vídeo para escolher a legenda em português
Flashscore

Acima, você confere a entrevista na íntegra, e abaixo você lê os melhores momentos do papo com o napolitano:

Quanto tempo você passa no celular todos os dias?

Isso varia de dia para dia. Às vezes, é realmente insano, em dias agitados eu fico no celular por cerca de 18 horas. Assim que a janela de transferências abre, eu passo o dia todo no celular.

Nos dias assim, não há tempo para hobbies ou família, eu estou trabalhando o tempo todo. Felizmente, as pessoas ao meu redor já sabem que meu trabalho requer essa dedicação, então todos respeitam isso.

E quantas horas de sono você consegue ter?

Nas épocas de transferências, não durmo muito. Às vezes, três horas, às vezes cinco. Nunca sei com antecedência o que vai acontecer e a que horas vou conseguir dormir. Mas durante a janela de transferências, a média é de cerca de quatro horas por dia.

Você é seguido por milhões de pessoas nas redes sociais, e cada postagem sua é mencionada por incontáveis torcedores. Você está vivendo o seu sonho?

Certamente nunca sonhei em ter tantos seguidores. Afinal, quando comecei, a palavra "seguidor" nem era usada no sentido atual.

Meu sonho era escrever para um grande jornal ou trabalhar na televisão. Eu sempre quis fornecer informações positivas às pessoas e fazer um trabalho útil. Eu aproveito mais quando deixo os torcedores felizes com a minha mensagem, quando eles estão felizes com um novo jogador ou uma renovação de contrato. É um privilégio extraordinário fazer as pessoas se sentirem assim.

Então, sinceramente, nunca sonhei que minha carreira se desenvolveria assim, mas sempre foi meu sonho transmitir mensagens positivas às pessoas.

Romano como convidado de programa na TV italiana
Romano como convidado de programa na TV italianaProfimedia

Muitas pessoas provavelmente se perguntam de onde você tira todas essas informações...

Eu nunca penso em quantos recursos tenho ou se devo conseguir mais. Eu apenas deixo fluir, um dia de cada vez.

Esse é o meu segredo: conhecer novas pessoas, conhecê-las e manter contato com as pessoas que conheço há 15 anos. O truque é expandir naturalmente sua rede, você não pode planejar isso.

Certamente, não penso que preciso encontrar alguém do Real Madrid ou do Chelsea hoje. Eu já conheço alguém e essa pessoa pode me apresentar a outra, é como um efeito dominó.

Tento manter um bom relacionamento com agentes de jogadores menos conhecidos e aqueles que representam grandes estrelas. Para mim, é a mesma coisa, ligo para todos, converso com eles. Honestamente, as maiores notícias que descobri sempre vieram de fontes menores. Por isso, respeito todos na minha rede de contatos.

Qual time europeu você acha que será o mais ativo no mercado de transferências nesta janela?

Continuo esperando muita movimentação do Chelsea, que já vendeu muitos jogadores, o que foi fundamental para eles. Agora eles podem comprar muitos jogadores.

Acredito que eles buscarão um novo goleiro ou zagueiro, por exemplo, embora possam utilizar o Colwill, que voltará de empréstimo, nessa posição. Eles precisam de pelo menos um, talvez dois meio-campistas. Então, eles estarão bem ocupados.

E, é claro, o Barcelona, que quer muitos jogadores novos, então também será um período bastante agitado lá.

Alexis Mac Allister fechou com os Reds
Alexis Mac Allister fechou com os RedsLiverpool FC

Qual clube você espera que tenha o maior salto de desempenho na próxima temporada?

Eu espero muito do Liverpool. Na última temporada, suas atuações foram decepcionantes, mas eles também tiveram bastante azar. Tiveram lesões e, no geral, foi uma temporada infeliz, o que acontece às vezes e faz parte do futebol.

A próxima temporada será diferente, Mac Allister é uma ótima contratação por pouco dinheiro e vai ajudá-los bastante. Acredito que toda a equipe transmitirá uma energia diferente e será uma temporada muito importante para eles.

Qual conselho você daria para pessoas que sonham em se tornar um insider do futebol como você?

O único caminho é o trabalho duro. Hoje em dia, existem muitas oportunidades graças às redes sociais. Quando comecei, apenas alguns de nós podiam se destacar nessa área – agora todos têm muitas oportunidades de se comunicar diretamente com as pessoas, escrever para elas e descobrir algo. Todos têm a chance de mostrar seu talento.

Mas, como eu disse, não se pode subestimar o trabalho árduo. É como para os jogadores, você nunca pode relaxar quando começa a ir bem. Você tem que continuar trabalhando duro e extrair o melhor de si mesmo.

Construir uma rede de contatos é um trabalho de longo prazo, mas definitivamente não é algo inatingível. Conheci alguns dos meus amigos quando eles estavam na terceira divisão italiana e agora estão no comando dos maiores clubes do mundo.

Então, sim, tudo está ao seu alcance, você só precisa não ter medo de trabalhar duro.

Romano está sempre ao telefone
Romano está sempre ao telefone@FabrizioRomano

Assista à entrevista

No vídeo da entrevista (assista no alto da página), Fabrizio Romano também discute importância de verificar informações, revela o maior erro que ele já publicou e conta por quanto tempo ele conseguirá manter esse ritmo insano de trabalho.