Mais

FIA denuncia vaias “tribalistas” contra Horner e Verstappen

Verstappen precisou se acostumar a ser vaiado por multidões em Silverstone
Verstappen precisou se acostumar a ser vaiado por multidões em SilverstoneSam Bloxham / GETTY IMAGES EUROPE / Getty Images via AFP
O órgão dirigente da Fórmula 1 pediu que os fãs demonstrassem mais respeito após as vaias “tribalistas” contra o tetracampeão Max Verstappen e seu chefe da Red Bull, Christian Horner, no lançamento das 10 equipes da temporada 2025.

A FIA também foi vaiada pelo público, cuja maior torcida foi reservada para o britânico Lewis Hamilton, sete vezes campeão mundial, no evento que contou com a presença de mais de 15.000 torcedores na O2 Arena de Londres na última terça-feira (18).

Horner, que conduziu a Red Bull a seis títulos mundiais de construtores e oito coroas de pilotos desde 2010, tornou-se alvo de alguns fãs por seu papel de protagonista na série documental da Netflix Drive to Survive.

O britânico também foi manchete no ano passado após acusações de comportamento inadequado, das quais ele foi inocentado, feitas por uma funcionária.

A polêmica vitória de Verstappen no título de 2021, sua primeira, também fez do piloto holandês um alvo dos fãs de Hamilton, que sentem que seu herói foi roubado de um oitavo título pelo diretor de corrida nomeado pela FIA.

“Grandes rivalidades ao longo da história do automobilismo contribuíram para torná-lo uma experiência tão emocionante para os fãs”, disse um porta-voz da FIA em um comunicado divulgado no sábado. “Mas o que sustenta o esporte em todos os níveis é uma cultura de respeito.

“Como tal, foi decepcionante ouvir a reação tribalista da multidão a Verstappen e seu chefe de equipe e CEO da Red Bull, Christian Horner, no lançamento da F1 em Londres. Max e Christian contribuíram muito para o esporte que amamos. Na próxima temporada, não devemos perder isso de vista.”

A FIA está liderando uma coalizão para combater o abuso on-line no esporte e o porta-voz disse que o órgão regulador pediu à comunidade esportiva que considerasse o impacto de suas ações on-line e off-line.

O Conselho Mundial de Esporte Motorizado da FIA deverá realizar sua primeira sessão do ano virtualmente na quarta-feira (26), também o primeiro dia de testes de pré-temporada da Fórmula 1 no Bahrein, e poderá discutir o assunto nessa ocasião.

Atitude inaceitável

O pai de Verstappen, Jos, disse à mídia holandesa que as vaias eram inaceitáveis e que seu filho não tinha vontade de participar de mais eventos desse tipo na Inglaterra.

Hamilton também foi vaiado no exterior, assim como outros pilotos britânicos, enquanto Verstappen foi vaiado por multidões em Silverstone.

O campeão mundial e seu novo companheiro de equipe, Liam Lawson, não falaram no palco do O2, deixando que Horner se dirigisse à multidão no primeiro evento desse tipo. No entanto, eles falaram com os repórteres antes do evento.