Super Bowl 2026: Guia dos times, campanhas, principais jogadores e prévias

Drake Maye, do New England Patriots, será o segundo quarterback mais jovem a disputar o Super Bowl
Drake Maye, do New England Patriots, será o segundo quarterback mais jovem a disputar o Super BowlFoto: IMAGN IMAGES via Reuters Connect

Patriots e Seahawks farão uma reedição do Superbowl 49, em 2015, que teve um final dramático

O New England Patriots e o Seattle Seahawks disputarão o Super Bowl 60 neste domingo (8), às 20h30 (horário de Brasília), em Santa Clara, na Califórnia. 

Dominante nas últimas duas décadas, os Patriots estão de volta à partida mais importante da temporada da NFL pela primeira vez desde 2019 e tentarão ser campeões sem o quarterback Tom Brady e o técnico Bill Belichick.

Prévia de New England Patriots x Seattle Seahawks
Flashscore

Agora, quem arremessa as bolas em New England é o jovem Drake Maye, segundo colocado no prêmio de jogador mais valioso da temporada regular, na votação mais apertada em décadas. Ele perdeu por um voto. 

No outro lado do duelo, a palavra de ordem é vingança: onze anos atrás, os Patriots impediram que os Seahawks do quarterback Russell Wilson conquistassem dois títulos seguidos no Superbowl 49. 

Informações do Super Bowl 2026

Data: Domingo, 8 de fevereiro de 2026

Horário: 20h30 (Brasília)

Estádio: Levi’s Stadium, em Santa Clara, na Califórnia

Árbitro: Shawn Smith

Transmissão: ESPN Brasil, SporTV, Ge TV e Disney+ (com o show do intervalo na Rede Globo e no Multishow)

Odds: Seahawks (1.41) - Patriots (2.95)

Como o New England Patriots chegou à final

O New England Patriots terminou suas últimas duas campanhas com quatro vitórias e 13 derrotas.

Após a chegada do técnico Mike Vrabel e da evolução do quarterback Drake Maye, em seu segundo ano na liga, se classificou aos playoffs com um histórico de 14-3. 

O pulo de dez vitórias de um ano para o outro está entre as maiores reviravoltas em uma única temporada da história da NFL. E isso porque os Patriots começaram com 1-2. Desde então, ganharam 16 de 17 jogos. 

Depois de destronar o Buffalo Bills, que liderou a divisão leste da AFC nos últimos cinco anos, New England derrotou o Los Angeles Chargers por 16 a 3 no wild card e depois bateu Houston por 28 a 16. 

A grande vitória da caminhada chegou na final da AFC: os Patriots foram ao Colorado e conseguiram sua primeira vitória fora de casa nos playoffs contra o Denver Broncos (10 a 7), após quatro derrotas em Mile High.

Se o ataque dos Patriots travou um pouco nos playoffs, a defesa correspondeu, limitando os adversários a apenas 209,7 jardas e 8,7 pontos por partida. 

A caminhada de New England ao Superbowl:

Temporada regular

1º na Divisão Leste da AFC (14-3)

Playoffs:

Los Angeles Chargers (16 x 3)

Houston Texans (28 x 16)

Denver Broncos (10 x 7)

Como o Seattle Seahawks chegou à final

Depois de seis anos sem vencer um jogo de playoffs, o Seattle Seahawks também ganhou um impulso com um novo técnico. 

Em sua segunda temporada, Mike Macdonald comandou a melhor campanha da NFC (14-3), conquistou o primeiro título da franquia na divisão oeste da conferência desde 2020 e chegou ao Superbowl batendo o San Francisco 49ers (41-6) e o Los Angeles Rams (31-27), dois de seus rivais de divisão.

Embora menos dramática que a do Patriots, também foi uma melhora em relação ao primeiro ano de Macdonald no comando dos Seahawks (10-7).

O ataque liderado pelo quarterback Sam Darnold manteve a sua potência na pós-temporada, com uma média de 36 pontos por partida. 

A caminhada de Seattle ao Superbowl:

Temporada regular 

1º na Divisão Oeste da NFC (14-3)

Playoffs

San Francisco 49ers (41-6)

Los Angeles Rams (31-27)

Principais jogadores

Drake Maye, 23 anos, foi um dos principais responsáveis por devolver o New England Patriots ao Super Bowl tão cedo depois da saída de Tom Brady. 

Draftado em terceiro lugar, o quarterback liderou a liga com aproveitamento de 72% dos passes na temporada regular, com a terceira melhor marca de passes para touchdowns (31) e a quarta em jardas (4.394).

Com as pernas, também correu para 450 jardas e quatro touchdowns, embora tenha sido o quarto quarterback mais sacado da NFL (47).

Ele será o segundo quarterback mais jovem a disputar o Superbowl, atrás apenas da lenda Dan Marino. 

Na equipe defensiva, os Patriots contarão com Christian González, Milton Williams e Christian Barmore para segurar o também poderoso sistema ofensivo de Seattle, comandado pelo quarterback Sam Darnold. 

Darnold também foi a terceira escolha do draft, em 2018, mas sua trajetória para chegar até aqui foi bem mais irregular. 

Após três temporadas, o New York Jets o trocou para o Carolina Panthers, que também não demorou para dispensá-lo. Ele chegou a ser o quarterback reserva do San Francisco 49ers antes de reerguer a carreira carregando o Minnesota Vikings a uma campanha de 14 vitórias.

Darnold completou 67,7% das suas tentativas de passe, para 4.048 jardas e 25 touchdowns. Ainda não foi interceptado nos playoffs. 

Um dos seus alvos favoritos é o wide receiver Jaxon Smith-Njigba, que liderou a NFL com 1.793 jardas recebidas e marcou 10 touchdowns na temporada regular.

O encaixe

Um dos principais ângulos para essa partida tem sido o confronto entre o poderoso ataque do New England Patriots, liderado por um jovem e talentoso quarterback, contra a intransponível defesa do Seattle Seahawks.

As estatísticas corroboram essa análise porque os Patriots tiveram o segundo melhor ataque em pontos da temporada regular (490), e os Seahawks, a melhor defesa nesse mesmo quesito (292). 

No entanto, os Seahawks também têm um ataque explosivo, o terceiro da liga (483), e os Patriots, uma defesa segura, a quarta melhor (320). 

Um duelo para ficar de olho são as corridas terrestres: o New England Patriots foi o sexto time com mais jardas avançadas nesse tipo de jogada (2191), enquanto o Seattle Seahawks foi o terceiro que menos as permitiu (1563). 

Quem é o favorito?

Com um elenco considerado mais talentoso que o do adversário, o Seattle Seahawks é o favorito para o Superbowl, segundo as odds da bet365

A vitória, que lhe daria o segundo título da NFL e o primeiro desde 2014, está cotada em 1.41, contra 2.95 a favor do New England Patriots. 

O spread, ou a diferença de pontos no mercado de handicap, está em 4,5. 

Contexto histórico 

A partida será uma reedição do Superbowl 49, em 2015, quando o New England Patriots venceu por 28 a 24 e impediu o bicampeonato do Seattle Seahawks, que havia sido campeão no ano anterior. 

O final foi dramático. Seattle havia avançado 79 jardas e estava a uma da endzone New England, quando o quarterback Russell Wilson foi interceptado por Malcolm Butler

Os Patriots têm a chance de conquistar o primeiro título da era pós-Tom Brady e Bill Belichick, que foram campeões seis vezes com a franquia entre 2002 e 2019. 

Se conseguirem, o novo técnico, Mike Vrabel, se tornará a primeira pessoa a conquistar o Superbowl como técnico na mesma franquia em que o fez como jogador. 

Além disso, seria um desempate histórico porque New England está empatado com o Pittsburgh Steelers no topo da tabela de títulos da NFL.