Mais

Guia do Campeonato Baiano 2025: confira regulamento, favoritos e onde assistir

Bahia e Vitória são os grandes favoritos do Baianão 2025
Bahia e Vitória são os grandes favoritos do Baianão 2025Letícia Martins/EC Bahia
O Campeonato Baiano começa neste sábado (11) com três jogos, com as duas rodadas que fecham a 1ª rodada acontecendo no domingo (12). A data do último jogo do torneio, que vai definir o novo campeão, acontece no dia 26 de março.

Os 10 times participantes terão, como sempre, Bahia e Vitória como principais candidatos ao título, com a presença dos rivais na elite do futebol brasileiro sendo um atrativo a mais. Em 2024, o Vitória flertou com a zona de rebaixamento, conseguindo escapar do descenso na reta final do torneio.

Confira a tabela completa do Campeonato Baiano

Além da dupla de Salvador, participam da edição de 2025 do Baianão o Colo-Colo, o Jequié, o Juazeirense, o Jacuipense, o Porto, o Jacobina, o Barcelona de Ilhéus e o Alagoinhas

O Bahia é o maior vencedor do Campeonato Baiano com 50 taças, seguido pelo rival Vitória com 30 conquistas. 

Os três primeiros colocados se garantem na Copa do Brasil de 2026. 

O campeão garante vaga direta na próxima edição da Copa do Nordeste, com a segunda vaga indo para o time mais bem colocado no ranking da CBF. O terceiro colocado do Estadual entra na fase preliminar do torneio regional. 

As vagas da Série D permanecem com os três melhores colocados da competição, com exceção de Bahia e Vitória. 

Regulamento

Os 10 times fazem jogos somente de ida, antes da definição dos quatro classificados para as semifinais, que acontecem em confrontos de ida e volta, assim como a grande decisão. Os jogos de volta acontecem na casa do time de melhor campanha. Caso o saldo de gols seja igual, a decisão acontece na disputa de penalidades. Os dois últimos colocados vão para a 2ª divisão do Estadual. 

Rivais

Bahia e Vitória, na teoria, devem chegar longe no torneio. O Tricolor de Aço deve usar o Estadual para se preparar para a Pré-Libertadores, torneio que volta a contar com sua presença depois de 35 anos.

O time do técnico Rogério Ceni perdeu o meia Thaciano para o Santos, além do zagueiro Cuesta e do meia De Pena, ex-Inter. Entre as caras novas, estão os atacantes Erick Pulga, do Ceará e Michel Araújo, do São Paulo, além do meia Rodrigo Nestor, que chega, por empréstimo, também do São Paulo. O volante Erick, do Athletico-PR, foi outra importante movimentação do Bahia na janela. O meia Everton Ribeiro segue sendo a cabeça pensante no meio-campo. 

O Vitória, depois de um começo de Brasileirão oscilante, conseguiu se reerguer no returno para confirmar vaga na Sul-Americana, tendo uma competição internacional no seu calendário, algo que, por si só, já é motivo de comemoração. 

O Rubro-Negro fez boas contratações para a temporada, com Wellington Rato, ex-São Paulo, sendo um dos principais nomes. O Vitória também acertou com o goleiro Gabriel, um dos destaques do Juventude em 2024 e com o lateral-esquerdo Hugo, ex-Botafogo. O clube do Barradão perdeu Alerrandro, seu principal artilheiro. 

O clássico

A 1ª fase vai contar com um único Ba-Vi em duelo da 6ª rodada, no dia 5 de fevereiro, às 18h, com mando de campo do Bahia. Os dois times têm tudo para se encontrar novamente em um momento decisivo da competição. 

Transmissão

O Campeonato Baiano terá transmissão da TVE, na TV aberta e também em seu canal no Youtube.