Este, portanto, será o retorno de Dudu ao Cruzeiro, clube que o revelou para o futebol. No time mineiro, ele tentará recuperar o protagonismo após não ser aproveitado com tanta regularidade nas últimas temporadas de Palmeiras, especialmente após uma ruptura de ligamento cruzado anterior do joelho direito e de uma lesão no menisco.
A volta de Dudu ao Cruzeiro poderia ter acontecido na janela do meia do ano. O time mineiro chegou a anunciar o acerto com o atleta, movimentando o mercado nacional. Mas Dudu acabou não levando a negociação adiante, uma vez que não possuía nenhum contrato assinado com a Raposa e sofreu pressão por parte de torcedores do Palmeiras, especialmente da principal organizada, para não deixar o Verdão.
No Palmeiras, Dudu foi tetracampeão brasileiro, além de ter faturado uma Copa do Brasil, uma Supercopa e duas Libertadores. Ele ainda possui passagens no Dínamo de Kiev, da Ucrânia, e Al-Duhail, do Catar.
Em 2024, Dudu entrou em campo em 19 jogos, mas não marcou um gol sequer. Em 10 anos de Palmeiras, sua temporada mais eficiente foi em 2015, quando marcou 16 gols e deu 14 assistências em 55 partidas.
