Apesar de seguir na liderança do Brasileirão, o Flamengo tem mostrado uma importante queda no número de gols esperados (xG) antes e depois da pausa da Copa do Mundo de Clubes, torneio em que foi eliminado nas oitavas de final, em goleada para o Bayern de Munique. O xG indica a previsão de gols marcados a cada partida ou em determinado lance. Os números apresentados são da Opta, parceira do Flashscore.
Confira a classificação do Brasileirão
Nas 11 primeiras rodadas - período que antecedeu o Mundial - o Flamengo teve média de xG, por jogo, de 1,65, indicando chance real de marcar pelo menos um gol a cada jogo, passando em branco em dois deles.
Após o retorno dos Estados Unidos, nos seis jogos seguintes - considerando somente o Brasileirão - os números caíram pela metade (0,82), indicando uma importante queda de produtividade da equipe na temporada. A média de gols antes e depois do Mundial caiu de 2,18 para 1,16.
Números favoráveis, mas insuficientes
Nos sete jogos após o Mundial, considerando também a Copa do Brasil, o Fla teve sempre um mínimo de 60% de posse de bola, com este índice chegando aos 74% contra o Santos, com o time se acostumando a superar seus adversários em finalizações, com destaque para 21 a 13 contra o Atlético-MG, na ida do torneio eliminatório e 22 a 6 contra o São Paulo, no primeiro jogo após a eliminação internacional.

Somente estes números - na teoria, favoráveis - não permitiram que o Flamengo mantivesse sua expectativa de gols em uma partida.
Além do Brasileirão, considerado a prioridade do clube em 2025, o Flamengo divide as atenções com Libertadores - classificado para as oitavas de final - e a Copa do Brasil, quando foi derrotado, na última semana, por 1 a 0, em casa, para o Atlético-MG, nas oitavas de final.
A partida de volta acontece nesta quarta-feira (6), em Belo Horizonte, com o Flamengo precisando de um melhora no seu xG para aumentar suas chances de classificação. Empate dá a classificação às quartas para o Galo.

xG do Flamengo na temporada (somente jogos do Brasileirão)
Antes do Mundial (11 jogos)
x Fortaleza (xG 2,43) - 5 gol marcados
x Palmeiras (xG 1,67) - 2 gol marcados
x Botafogo (xG 0,68) - 0 gol marcado
x Bahia (xG 1,62) - 1 gol marcado
x Cruzeiro (xG 0,18) - 1 gol marcado
x Corinthians (xG 2,12) - 4 gols marcados
x Vasco (xG 2,08) - 0 gol marcado
x Juventude (xG 3,19) - 6 gols marcados
x Grêmio (xG 1,08) - 2 gols marcador
x Vitória (xG 1,43) - 2 gols marcados
x Internacional (xG 1,7) - 1 gol marcado
Pós Mundial (6 jogos)
x São Paulo (xG 1,07) - 2 gol marcados
x Santos (xG 0,45) - 0 gol marcado
x Fluminense (xG 0,59) - 1 gol marcado
x Red Bull Bragantino (xG 0,75) - 2 gol marcados
x Atlético-MG (xG 0,82) - 1 gol marcado
x Ceará (xG 1,25) - 1 gol marcado