O Gigante da Colina deseja transferir a empolgação pela classificação para as quartas de final da Copa do Brasil para recuperar-se na Série A após uma série de três partidas consecutivas sem uma vitória (1E, 2D), fato que impediu a equipe alvinegra de lutar por seu lugar na parte de cima da tabela.
Confira a classificação atualizada do Brasileirão
Estar como mandante é visto como algo positivo, já que os últimos sete jogos em seus domínios não tiveram uma derrota sequer (4V, 3E), contando com o triunfo do meio de semana contra o Atlético-GO que garantiu a ida para a próxima fase da Copa do Brasil. Este foi o nono duelo sem sofrer gol como mandante nesta temporada em confrontos oficiais.
Acompanhe Vasco x Fluminense com narração ao vivo do Flashscore
Já o Fluminense busca a volta por cima após sofrer a eliminação no torneio nacional mata-mata para o Juventude (5-4 no agregado), vendo esse clássico como uma importante preparação visando o duelo seguinte contra o Grêmio pelas oitavas de final da Copa Libertadores, competição na qual defende o título.
O dérbi também vale para libertar-se das amarras da zona de rebaixamento, iniciando a rodada apenas um ponto abaixo da salvação e podendo emplacar cinco vitórias seguidas no torneio de pontos corridos, algo que não acontece desde as rodadas finais do Brasileirão 2022, no qual o Flu terminou na terceira colocação com essa arrancada final.
Jogadores a serem observados
Vegetti deixou seu gol este ano e também no segundo turno do Brasileiro na temporada passada diante do Flu, enquanto o Vasco foi um dos alvos de Paulo Henrique Ganso neste Brasileiro; ele tem seis participações em gols (3G, 3A).
Estatística de destaque
O Fluminense começa esta rodada como o time que tem a menor média de chutes errados por jogo (6,3), enquanto o Vasco tem a menor média de finalizações certas por partida (3,85).