Mais

Pepa estreia no Cruzeiro com derrota para o Náutico na Copa do Brasil

Pepa não conseguiu levar o Cruzeiro à vitória em Recife
Pepa não conseguiu levar o Cruzeiro à vitória em RecifeCruzeiro/Divulgação
O Náutico venceu o Cruzeiro por 1 a 0 nesta quinta-feira (13), nos Aflitos, em Recife, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. O gol da vitória do Timbu foi marcado por Gabriel Santiago em bola alçada à área na segunda etapa, aos 42 minutos. Foi a estreia do técnico português Pepa no comando do Cruzeiro. Um jogo de tempos distintos para a Raposa.

Com a vitória, o Náutico vai a Belo Horizonte com a vantagem do empate para se classificar às oitavas de final. O Cruzeiro terá que vencer o duelo por dois gols de diferença. Caso devolva o 1 a 0, a disputa da vaga será nos pênaltis.

Veja como foi Náutico 1 x 0 Cruzeiro

O jogo da volta acontecerá no dia 25 de abril, às 19h (de Brasília), em Belo Horizonte. Ainda há um impasse se o jogo será realizado no Mineirão, que receberá um show no gramado dias antes do confronto. Seria o primeiro jogo da Raposa no estádio na temporada. O clube celeste vem jogando no Independência. 

As estatísticas da vitória do Náutico sobre o Cruzeiro
As estatísticas da vitória do Náutico sobre o CruzeiroFlashscore

Paredão

Se a vitória do Náutico foi confirmada nos Aflitos, um dos grandes responsáveis foi o goleiro Vagner. Ele fechou o gol do lado do Timbu, evitando grandes chegadas do Cruzeiro, como as finalizações de Gilberto e um desvio cara a cara de Wesley, ambos no primeiro tempo. 

Rafael Cabral apareceu mais na etapa final, quando o jogo se mostrou bastante aberto e o Náutico passou a oferecer perigo com as alterações promovidas pelo técnico Dado Cavalcanti. O goleiro celeste, no entanto, não conseguiu evitar o gol de Gabriel Santiago, aos 42 minutos da etapa final. 

Primeiro contato

Pepa já deu uma nova dinâmica ao Cruzeiro
Pepa já deu uma nova dinâmica ao CruzeiroCruzeiro/Divulgação

Não foi a estreia que o português Pepa esperava no futebol brasileiro. Mas o Cruzeiro, especialmente no primeiro tempo, mandou na partida e apresentou características que já denotam o trabalho do comandante. A Raposa buscou a saída de bola sem ligação direta, priorizando o toque de bola desde o sistema defensivo e, por várias vezes, pegou a defesa do Náutico desprevenida, atacando com mais homens à frente. 

Outro ponto característico do trabalho do comandante foi a chegada com os pontos, colocando bastante pressão na defesa adversária, sempre auxiliados com os laterais, formando quase uma linha de cinco. O que faltou ao Cruzeiro mesmo foi bola na rede tendo em vista as várias oportunidades criadas. No segundo tempo, o time se desorganizou com as alterações e o Náutico foi mais efetivo, aumentando a presença ofensiva. O gol acabou castigando o Cruzeiro, que poderia ter deixado os Aflitos com um resultado melhor.

O desafio de Pepa e seus comandados será ainda mais complicado. É o Corinthians, no domingo, às 16h (de Brasília), em plena Neo Química Arena, no retorno da Raposa à elite nacional. Já o Náutico voltará a jogar justamente no dia 25 contra o Cruzeiro. Na Série C do Brasileiro, a equipe só fará sua estreia no dia 2 de maio, contra o Manaus, fora de casa.